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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mate, Cecilia Hanna | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785802U8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Antonacci, Maria Antonieta Martines | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T16:33:36Z | - |
dc.date.available | 2008-04-30 | - |
dc.date.issued | 1991-11-30 | - |
dc.identifier.citation | Mate, Cecilia Hanna. Dimensões da educação paulista nos anos 20: inquirindo, reformando, legitimando uma escola nova. 1991. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1991. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10659 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo é o resultado de um longo caminhar de reflexões experencias na área da educação, pleno de idas e vindas, que encontrou nos anos 20, em São Paulo, fontes surpreendentes de análises, dúvidas, revisões, redescobertas. A pesquisa centrou-se em dimensões da educação escolar paulista daquela década, à partir de 3 momentos: a chamada Reforma Sampaio a (LEI nº 1750, de 1920; o Inquerito da Instrução Pública de 1926, realizado por Fernando de Azevedo; e a chamada Reforma de 1931 efetuada por Lourenço Filho. Através destas expressões, discutimos como os projetos educacionais denominados de renovadores por seus autores, articularam-se a projeto social mais amplo de reforma dos costumes. A partir de intervenções no plano social, fundamentadas na Razão e na Ciência tentavam redefinir e padronizar formas de pensar, sentir, viver e trabalhar, dos diferentes grupos sociais presentes no contexto dos anos 20. Procurou-se, articular o tema da educação aos conflitos e tensões sócio-culturais engendrados na sociedade fabril, o que significou a técnica e a ciência como que, caminhos, perceber também, carregam intervenções, parcialidade, imposições, controle social. Portanto, as questões educacionais, que tanto preocupavam as elites patronais, intelectuais e institucionais, nio tiveram, apenas, o objetivo de organizar um sistema de educação mas determinar e criar legitimidade em torno de uma forma de conceber a educação, definindo claramente seus objetivos e seus meios | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22372/Cecilia%20Hanna%20Mate.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação | por |
dc.rights | Acesso Restrito | por |
dc.subject | Educacao -- Historia -- Sao Paulo | por |
dc.subject | Inquerito da Instrucao Publica de 1926 | por |
dc.subject | Reforma Sampaio Doria (Lei nº 1750, de 1920) | por |
dc.subject | Reforma de 1931 | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Dimensões da educação paulista nos anos 20: inquirindo, reformando, legitimando uma escola nova | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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