REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorMate, Cecilia Hanna-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785802U8por
dc.contributor.advisor1Antonacci, Maria Antonieta Martines-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:36Z-
dc.date.available2008-04-30-
dc.date.issued1991-11-30-
dc.identifier.citationMate, Cecilia Hanna. Dimensões da educação paulista nos anos 20: inquirindo, reformando, legitimando uma escola nova. 1991. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1991.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10659-
dc.description.resumoO presente estudo é o resultado de um longo caminhar de reflexões experencias na área da educação, pleno de idas e vindas, que encontrou nos anos 20, em São Paulo, fontes surpreendentes de análises, dúvidas, revisões, redescobertas. A pesquisa centrou-se em dimensões da educação escolar paulista daquela década, à partir de 3 momentos: a chamada Reforma Sampaio a (LEI nº 1750, de 1920; o Inquerito da Instrução Pública de 1926, realizado por Fernando de Azevedo; e a chamada Reforma de 1931 efetuada por Lourenço Filho. Através destas expressões, discutimos como os projetos educacionais denominados de renovadores por seus autores, articularam-se a projeto social mais amplo de reforma dos costumes. A partir de intervenções no plano social, fundamentadas na Razão e na Ciência tentavam redefinir e padronizar formas de pensar, sentir, viver e trabalhar, dos diferentes grupos sociais presentes no contexto dos anos 20. Procurou-se, articular o tema da educação aos conflitos e tensões sócio-culturais engendrados na sociedade fabril, o que significou a técnica e a ciência como que, caminhos, perceber também, carregam intervenções, parcialidade, imposições, controle social. Portanto, as questões educacionais, que tanto preocupavam as elites patronais, intelectuais e institucionais, nio tiveram, apenas, o objetivo de organizar um sistema de educação mas determinar e criar legitimidade em torno de uma forma de conceber a educação, definindo claramente seus objetivos e seus meiospor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22372/Cecilia%20Hanna%20Mate.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectEducacao -- Historia -- Sao Paulopor
dc.subjectInquerito da Instrucao Publica de 1926por
dc.subjectReforma Sampaio Doria (Lei nº 1750, de 1920)por
dc.subjectReforma de 1931por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDimensões da educação paulista nos anos 20: inquirindo, reformando, legitimando uma escola novapor
dc.typeDissertaçãopor
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