REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4565
Tipo: Dissertação
Título: A experiência do tempo morto no cinema e nos games
Autor(es): Eichemberg, Aleph Teruya
Primeiro Orientador: Machado, Arlindo
Resumo: No cinema e na TV, o tempo morto pode ser entendido como um tempo onde aparentemente nada de importante acontece do ponto de vista narrativo, mas que pode ser utilizado como elemento de linguagem. Apesar de o conceito de tempo morto estar relacionado principalmente com essas duas mídias, reconhecemos nele um papel de importância ainda insuspeitada nesse processo pelo qual as mídias digitais estão passando. Esse processo envolve novas abordagens, inclusive filosóficas, que nos levam a compreendê-lo no âmbito das dimensões comunicativas existentes numa sociedade em rede, percorrida pela informação volátil e onde se integram as indústrias do entretenimento e do consumo, o jornalismo on line e os logos espalhados pela cidade e entre as pessoas. O propósito deste estudo consiste em relacionar o tempo morto com os games por meio da análise de bibliografias, de filmes e de games. Acreditamos que o estudo do tempo morto possa nos ajudar a compreender melhor como as mídias digitais estão lidando com a informação e com a comunicação. No processo da pesquisa, deparamo-nos com alguns tópicos que nos levaram a questionar as maneiras como estamos absorvendo a informação que essas mídias transportam, se estamos realmente conectados com suas informações e se, além disso, elas próprias necessitam e exigem de nós um tempo específico , um tempo próprio delas, um tempo aparentemente morto , mas que, na verdade, está mais vivo do que nunca.
Palavras-chave: tempo morto
games
cinema
comunicação
mídia digital
interatividade
Midia digital
Cinema
Tempo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Eichemberg, Aleph Teruya. A experiência do tempo morto no cinema e nos games. 2005. 94 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4565
Data do documento: 4-Nov-2005
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