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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4565
Tipo: | Dissertação |
Título: | A experiência do tempo morto no cinema e nos games |
Autor(es): | Eichemberg, Aleph Teruya |
Primeiro Orientador: | Machado, Arlindo |
Resumo: | No cinema e na TV, o tempo morto pode ser entendido como um tempo onde aparentemente nada de importante acontece do ponto de vista narrativo, mas que pode ser utilizado como elemento de linguagem. Apesar de o conceito de tempo morto estar relacionado principalmente com essas duas mídias, reconhecemos nele um papel de importância ainda insuspeitada nesse processo pelo qual as mídias digitais estão passando. Esse processo envolve novas abordagens, inclusive filosóficas, que nos levam a compreendê-lo no âmbito das dimensões comunicativas existentes numa sociedade em rede, percorrida pela informação volátil e onde se integram as indústrias do entretenimento e do consumo, o jornalismo on line e os logos espalhados pela cidade e entre as pessoas. O propósito deste estudo consiste em relacionar o tempo morto com os games por meio da análise de bibliografias, de filmes e de games. Acreditamos que o estudo do tempo morto possa nos ajudar a compreender melhor como as mídias digitais estão lidando com a informação e com a comunicação. No processo da pesquisa, deparamo-nos com alguns tópicos que nos levaram a questionar as maneiras como estamos absorvendo a informação que essas mídias transportam, se estamos realmente conectados com suas informações e se, além disso, elas próprias necessitam e exigem de nós um tempo específico , um tempo próprio delas, um tempo aparentemente morto , mas que, na verdade, está mais vivo do que nunca. |
Palavras-chave: | tempo morto games cinema comunicação mídia digital interatividade Midia digital Cinema Tempo |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Eichemberg, Aleph Teruya. A experiência do tempo morto no cinema e nos games. 2005. 94 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4565 |
Data do documento: | 4-Nov-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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