REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValle, Scarlett Siqueira do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676269454364404pt_BR
dc.contributor.advisor1Greiner, Christine-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331762292364125pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T18:39:16Z-
dc.date.available2025-07-10T18:39:16Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationValle, Scarlett Siqueira do. Comunicação intra-mundos: um estudo sobre a migração de procedimentos teatrais do Japão ao Ocidente. 2025. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45069-
dc.description.resumoEsta tese é um estudo sobre a migração de procedimentos teatrais do Japão ao Ocidente. A principal hipótese é que o modo como algumas experiências testaram este deslocamento acionou uma comunicação intra-mundos que não pode ser reduzida a procedimentos técnicos aplicados, mas sim, a uma abertura à alteridades. Optamos por pesquisar, inicialmente, o Nô e o Kabuki que são teatros tradicionais japoneses concebidos em meados dos séculos XIV e XVI, em santuários budistas e templos xintoístas. No entanto, ao invés de generalizá-los na categoria “teatro japonês”, optamos por considerá-los como operadores para a formação de atores fora do Japão e, mais do que isso, como dispositivos para reinvenção de corpos e processos imaginativos. Analisamos dois programas conduzidos em Quioto, o TTT e o INI, que foram pioneiros no sentido de abrir suas portas para estrangeiros através de uma visão intercultural, assim como, de incentivar experimentos conduzidos fora do Japão. A metodologia proposta para esta pesquisa é composta por levantamento bibliográfico e análise de experimentos teatrais e pedagógicos. A fundamentação teórica reúne bibliografias escritas por especialistas brasileiros e estrangeiros (e.g: Salz, Greiner, Kusano, Gunji e Ortolani), bem como metodologias pedagógicas específicas voltadas a estudos da máscara e de sistematizações técnicas singulares. Como resultado, esperamos contribuir com as discussões acerca das pedagogias teatrais transculturais e com os estudos comunicacionais do corpo que afirmam seu incabamento como corposmídia sempre em movimento (Katz e Greiner)pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is a study of the migration of theatre procedures from Japan to the West. The main hypothesis is that the way in which some experiments have tested this displacement has triggered an intra-world communication that cannot be reduced to applied technical procedures, but rather to an openness to otherness. We chose to initially research Noh and Kabuki, which are traditional Japanese theatres conceived in the middle of the XIV and XVI centuries, in Buddhist shrines and Shinto temples. However, rather than generalising them into the category of ‘Japanese theatre’, we chose to consider them as operators for training actors outside Japan and, more than that, as devices for reinventing bodies and imaginative processes. We analysed two programmes conducted in Kyoto, TTT and INI, which were pioneers in opening their doors to foreigners through an intercultural vision, as well as encouraging experiments conducted outside Japan. The methodology proposed for this research is made up of a bibliographical survey and an analysis of theatrical and pedagogical experiments. The theoretical foundation brings together bibliographies written by Brazilian and foreign specialists (e.g. Salz, Greiner, Kusano, Gunji and Ortolani), as well as specific pedagogical methodologies focused on mask studies and unique technical systematisations. As a result, we hope to contribute to discussions about transcultural theatre pedagogies and to communicational studies of the body that affirm its unfinished state as corpusmedia always in motion (Katz and Greiner)en_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semióticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro Nôpt_BR
dc.subjectTeatro Kabukipt_BR
dc.subjectCorposmídiapt_BR
dc.subjectProcedimentos pedagógicos teatraispt_BR
dc.subjectTTT e INIpt_BR
dc.subjectNoh theatreen_US
dc.subjectKabuki theatreen_US
dc.subjectCorpusmediaen_US
dc.subjectTheatrical pedagogical proceduresen_US
dc.subjectTTT and INIen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleComunicação intra-mundos: um estudo sobre a migração de procedimentos teatrais do Japão ao Ocidentept_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Scarlett Siqueira do Valle.pdf10,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.