Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45060
Tipo: | Tese |
Título: | O efeito do reforçamento atrasado na aquisição de leitura recombinativa em um contexto de ensino coletivo |
Título(s) alternativo(s): | Effects of delayed reinforcement on the acquisition of recombinative reading in a group context |
Autor(es): | Teixeira, Nataly Santos do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Micheletto, Nilza |
Resumo: | No presente estudo, comparou-se a eficácia do atraso sinalizado e do atraso com aumento de magnitude do reforço sobre a aquisição de discriminações condicionais entre palavra falada– palavra escrita e sílaba falada–sílaba escrita e sobre a emergência de leitura recombinativa em contexto de ensino coletivo, com crianças em idade pré-escolar. Foram comparadas três condições experimentais: (1) reforço com atraso sinalizado, (2) reforço com manipulação da magnitude e (3) condição controle (linha de base, sem reforço) por meio do delineamento de tratamento alternado adaptado. Os participantes foram expostos a um procedimento de ensino de discriminação condicional (MTS e CRMTS), de conjuntos de palavras organizadas em três matrizes. As relações ensinadas foram entre palavra falada e palavra escrita (AC) e entre palavra falada e sílaba escrita (AsCs), sendo avaliada a emergência de comportamento textual (CD) e leitura recombinativa (C’D’). Os resultados indicaram que a condição de reforçamento com aumento da magnitude foi a mais eficaz não apenas o desempenho nas relações diretamente ensinadas, mas também a emergência de comportamentos recombinativos para três dos quatro participantes. A condição de atraso sinalizado produziu efeitos positivos em alguns casos, porém com maior discrepância de desempenho. A análise dos erros revelou uma redução nas categorias de omissão e substituição total ao final do ensino, acompanhada por um aumento de erros que incluíam partes da palavra correta, indicando avanço no estabelecimento de controle por unidades menores da palavra. Os dados sugerem que intervenções baseadas em reforçamento atrasado com manipulação da magnitude podem ser promissoras para o ensino de leitura em grupos |
Abstract: | In the present study, the effectiveness of signaled delay and delay with increased reinforcement magnitude was compared in relation to the acquisition of conditional discriminations between spoken word–written word and spoken syllable–written syllable, as well as the emergence of recombinative reading in a group teaching context with preschool-aged children. Three experimental conditions were compared: (1) reinforcement with signaled delay, (2) reinforcement with manipulated magnitude, and (3) control condition (baseline, without reinforcement), using an adapted alternating treatments design. Participants were exposed to a conditional discrimination teaching procedure (MTS and CRMTS) involving sets of words organized into three matrices. The taught relations included spoken word to written word (AC) and spoken word to written syllable (AsCs), with assessments of textual behavior emergence (CD) and recombinative reading (C’D’). Results indicated that the condition with increased reinforcement magnitude was the most effective not only for the acquisition of directly taught relations but also for the emergence of recombinative reading in three out of four participants. The signaled delay condition also produced positive effects in some cases, though with greater performance variability. Error analysis revealed a reduction in omission and total substitution errors at the end of instruction, along with an increase in errors involving partial components of the target word, suggesting progress in establishing control by smaller verbal units. The findings suggest that interventions based on delayed reinforcement with manipulated magnitude may be promising for teaching reading in group settings |
Palavras-chave: | Reforçamento atrasado Leitura recombinativa Ensino coletivo Análise do comportamento Ensino de leitura Delayed reinforcement Recombinative reading Group instruction Behavior analysis Reading instruction |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Citação: | Teixeira, Nataly Santos do Nascimento. O efeito do reforçamento atrasado na aquisição de leitura recombinativa em um contexto de ensino coletivo. 2025. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45060 |
Data do documento: | 27-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nataly Santos do Nascimento Teixeira.pdf | 3,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.