REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Nataly Santos do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4085096428522568pt_BR
dc.contributor.advisor1Micheletto, Nilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4845103726974648pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T18:39:13Z-
dc.date.available2025-07-10T18:39:13Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationTeixeira, Nataly Santos do Nascimento. O efeito do reforçamento atrasado na aquisição de leitura recombinativa em um contexto de ensino coletivo. 2025. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45060-
dc.description.resumoNo presente estudo, comparou-se a eficácia do atraso sinalizado e do atraso com aumento de magnitude do reforço sobre a aquisição de discriminações condicionais entre palavra falada– palavra escrita e sílaba falada–sílaba escrita e sobre a emergência de leitura recombinativa em contexto de ensino coletivo, com crianças em idade pré-escolar. Foram comparadas três condições experimentais: (1) reforço com atraso sinalizado, (2) reforço com manipulação da magnitude e (3) condição controle (linha de base, sem reforço) por meio do delineamento de tratamento alternado adaptado. Os participantes foram expostos a um procedimento de ensino de discriminação condicional (MTS e CRMTS), de conjuntos de palavras organizadas em três matrizes. As relações ensinadas foram entre palavra falada e palavra escrita (AC) e entre palavra falada e sílaba escrita (AsCs), sendo avaliada a emergência de comportamento textual (CD) e leitura recombinativa (C’D’). Os resultados indicaram que a condição de reforçamento com aumento da magnitude foi a mais eficaz não apenas o desempenho nas relações diretamente ensinadas, mas também a emergência de comportamentos recombinativos para três dos quatro participantes. A condição de atraso sinalizado produziu efeitos positivos em alguns casos, porém com maior discrepância de desempenho. A análise dos erros revelou uma redução nas categorias de omissão e substituição total ao final do ensino, acompanhada por um aumento de erros que incluíam partes da palavra correta, indicando avanço no estabelecimento de controle por unidades menores da palavra. Os dados sugerem que intervenções baseadas em reforçamento atrasado com manipulação da magnitude podem ser promissoras para o ensino de leitura em grupospt_BR
dc.description.abstractIn the present study, the effectiveness of signaled delay and delay with increased reinforcement magnitude was compared in relation to the acquisition of conditional discriminations between spoken word–written word and spoken syllable–written syllable, as well as the emergence of recombinative reading in a group teaching context with preschool-aged children. Three experimental conditions were compared: (1) reinforcement with signaled delay, (2) reinforcement with manipulated magnitude, and (3) control condition (baseline, without reinforcement), using an adapted alternating treatments design. Participants were exposed to a conditional discrimination teaching procedure (MTS and CRMTS) involving sets of words organized into three matrices. The taught relations included spoken word to written word (AC) and spoken word to written syllable (AsCs), with assessments of textual behavior emergence (CD) and recombinative reading (C’D’). Results indicated that the condition with increased reinforcement magnitude was the most effective not only for the acquisition of directly taught relations but also for the emergence of recombinative reading in three out of four participants. The signaled delay condition also produced positive effects in some cases, though with greater performance variability. Error analysis revealed a reduction in omission and total substitution errors at the end of instruction, along with an increase in errors involving partial components of the target word, suggesting progress in establishing control by smaller verbal units. The findings suggest that interventions based on delayed reinforcement with manipulated magnitude may be promising for teaching reading in group settingsen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReforçamento atrasadopt_BR
dc.subjectLeitura recombinativapt_BR
dc.subjectEnsino coletivopt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectDelayed reinforcementen_US
dc.subjectRecombinative readingen_US
dc.subjectGroup instructionen_US
dc.subjectBehavior analysisen_US
dc.subjectReading instructionen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
dc.titleO efeito do reforçamento atrasado na aquisição de leitura recombinativa em um contexto de ensino coletivopt_BR
dc.title.alternativeEffects of delayed reinforcement on the acquisition of recombinative reading in a group contexten_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nataly Santos do Nascimento Teixeira.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.