Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44955
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Abrão, Julia Lollato | |
dc.contributor.advisor1 | Paoliello, Tomaz Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9784670398428250 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T17:45:19Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08T17:45:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-06 | |
dc.identifier.citation | Abrão, Julia Lollato. Discurso, imaginário social e estereótipos: a construção e perpetuação da imagem brasileira pelo cinema estadunidense. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44955 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa analisar como o cinema estadunidense contribui para a construção e perpetuação de estereótipos culturais sobre o Brasil, focando nas representações que moldam o imaginário social e a percepção global do país. Sabendo que a indústria cinematográfica dos Estados Unidos exerce influência significativa na criação de narrativas culturais, o trabalho explora o impacto de filmes que associam o Brasil a características como exotismo, informalidade etc, reforçando visões reducionistas e simplistas que afetam a identidade nacional. Tendo isto em vista, o estudo traz uma análise de dois casos emblemáticos, “Alô, Amigos!”(1942) e “Rio" (2011), e estuda como esses filmes reproduzem padrões estereotipados e dialogam com dinâmicas de poder cultural entre Brasil e Estados Unidos. A pesquisa investiga, ainda, como essas representações impactam o imaginário social brasileiro, utilizando conceitos como representação, símbolos e habitus, câmera de eco, esvaziamento da imagem e Escola de Copenhague, para compreender a ligação entre discurso midiático e formação de identidades. Além disso, o trabalho destaca como o cinema é utilizado como ferramenta de soft power, influenciando a percepção global sobre o Brasil e a manutenção de desigualdades culturais. Para realizar a pesquisa, foram utilizados métodos de análise bibliográfica e documental, envolvendo a revisão de livros, artigos e estudos de caso, além da análise de personagens, enredos e diálogos nos filmes selecionados. Essa abordagem permite discutir a relevância de desconstruir essas narrativas estereotipadas e promover uma visão mais ampla e crítica sobre a diversidade cultural brasileira no cenário global | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to analyze how American cinema contributes to the construction and perpetuation of cultural stereotypes about Brazil, focusing on representations that shape the social imaginary and global perception of the country. Recognizing that the United States film industry exerts significant influence in crafting cultural narratives, this study explores the impact of films that associate Brazil with characteristics such as exoticism and informality, reinforcing reductionist and simplistic views that affect national identity. In this context, the research presents an analysis of two emblematic cases, “Saludos, Amigos!”(1942) and “Rio” (2011), examining how these films reproduce stereotypical patterns and engage with the cultural power dynamics between Brazil and the United States. Furthermore, the study investigates how these representations influence the Brazilian social imaginary, drawing on concepts such as representation, symbols and habitus, echo chamber, image depletion, and the Copenhagen School, in order to understand the relationship between media discourse and identity formation. Additionally, the research highlights how cinema functions as a tool of soft power, influencing global perceptions of Brazil and reinforcing cultural inequalities. The methodology includes bibliographic and documentary analysis, involving a review of books, articles, and case studies, as well as an examination of characters, narratives, and dialogues in the selected films. This approach allows for a critical discussion on the importance of deconstructing these stereotypical narratives and promoting a broader and more nuanced understanding of Brazilian cultural diversity in the global context | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Relações Internacionais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject | Estereótipo | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Imaginário social | pt_BR |
dc.subject | Brazil | en_US |
dc.subject | United States | en_US |
dc.subject | Stereotype | en_US |
dc.subject | Discourse | en_US |
dc.subject | Social imaginary | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAIS | pt_BR |
dc.title | Discurso, imaginário social e estereótipos: a construção e perpetuação da imagem brasileira pelo cinema estadunidense | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de conclusão de curso - Julia Loll_Tomaz Oliveira Paoli.pdf | 475,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.