Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44345
Tipo: | Tese |
Título: | Formação intercultural de professores de Matemática do segundo ciclo do ensino secundário no contexto sociocultural Umbundu/Bié numa perspectiva da Etnomatemática |
Título(s) alternativo(s): | Intercultural training of Mathematics teachers in the second cycle of High School in the Umbundu/Bié sociocultural context from an ethnomathematics perspective |
Autor(es): | Cassela, Ezequias Adolfo Domingas |
Primeiro Orientador: | Manrique, Ana Lúcia |
Resumo: | Este trabalho procura estudar os modos de vida e artefatos culturais do povo Umbundu/Bié-Angola para a formação intercultural de professores do 2º Ciclo do ensino secundário, visando a contextualização dos conteúdos em uma dimensão cultural à luz da Etnomatemática. A visão original que está na base do estudo promovido neste trabalho abre caminhos para determinadas implicações e comprometimentos com a produção de saberes e vivências sustentadas nas crenças, mitos, comportamentos e narrativas históricas das formas que influenciaram a vida desse povo, consubstanciadas nos modos de sobrevivência e no desejo de afirmação de suas formas de ser e estar no mundo. O referido estudo está orientado no sentido de dar resposta à seguinte questão diretriz: Como a mobilização de artefatos culturais no contexto Umbundu/Bié-Angola pode contribuir para a formação intercultural de professores de Matemática do segundo ciclo do ensino secundário? Para tal, adotou se a pesquisa etnográfica centrada em interações com a comunidade, bem como a observação participante e a realização de entrevistas não padronizadas orientadas na perspectiva da produção com e não da produção sobre. O principal referencial teórico conta com as contribuições de Ubiratan D’Ambrosio sobre a Etnomatemática, o sentido político de resistência contra a dominação colonial de Agostinho Neto, refletido em seus poemas e a identidade cultural na visão de Mia Couto. Além disso, considera se a Etnomodelagem de Milton Rosa e Daniel Orey para o diálogo entre a matemática da cultura com a da escola. Para a realização de atividades didáticas que privilegiam o referido diálogo, conta-se com a Teoria da Objetivação de Luís Radford. Os resultados da pesquisa apontam saberes produzidos mediante artefatos culturais, os quais foram trabalhados pelos alunos no espaço escolar, exaltando-se a dignidade e a potência da cultura e os direitos políticos e sociais há muito aprisionados pela cultura dominante. Em vista disso, o labor conjunto sedimentou os preceitos intrínsecos da educação comunitária na cultura contribuído para o processo de subjetivação desses professores, bem como do resgate da autonomia, identidade cultural e da consciência dessa identidade |
Abstract: | This work seeks to study the ways of life and cultural artifacts of the Umbundu/Bié-Angola people for the intercultural training of 2nd Cycle high school teachers, aiming at contextualizing the contents in a cultural dimension in light of Ethnomathematics. The original vision that underlies the study promoted in this work opens paths for certain implications and commitments to the production of knowledge and experiences sustained by beliefs, myths, behaviors and historical narratives of the ways that influenced the lives of these people, embodied in the ways of survival. and in the desire to affirm their ways of being and existing in the world. The aforementioned study is aimed at answering the following guiding question: How can the mobilization of cultural artifacts in the Umbundu/Bié-Angola context contribute to the intercultural training of Mathematics teachers in the second cycle of secondary education? To this end, ethnographic research focused on interactions with the community was adopted, as well as participant observation and the carrying out of non-standardized interviews oriented from the perspective of production with and not production about. The main theoretical framework includes the contributions of Ubiratan D’Ambrosio on Ethnomathematics, the political sense of resistance against colonial domination by Agostinho Neto, reflected in his poems and cultural identity in the view of Mia Couto. Furthermore, Milton Rosa and Daniel Orey's Ethnomodeling is considered for the dialogue between the mathematics of culture and that of school. To carry out teaching activities that prioritize the aforementioned dialogue, Luís Radford's Theory of Objectification is used. The results of the research indicate knowledge produced through cultural artifacts, which were worked on by students in the school environment, exalting the dignity and power of culture and the political and social rights that have long been imprisoned by the dominant culture. In view of this, the joint work consolidated the intrinsic precepts of community education in the culture, contributing to the process of subjectivation of these teachers, as well as the recovery of autonomy, cultural identity and awareness of this identity |
Palavras-chave: | Formação de professores de Matemática Etnomatemática Etnomodelagem Teoria da objetivação Cultura Umbundu Mathematics teacher training Ethnomathematics Ethnomodeling Theory of objectification Umbundu culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Citação: | Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. Formação intercultural de professores de Matemática do segundo ciclo do ensino secundário no contexto sociocultural Umbundu/Bié numa perspectiva da Etnomatemática. 2025. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44345 |
Data do documento: | 29-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ezequias Adolfo Domingas Cassela.pdf | 57,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.