REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44281
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O discurso do educador na transmissão de conhecimentos científicos e espontâneos
Autor(es): Cunha, Ariel Smith
Primeiro Orientador: Andreozzi, Maria Luiza
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a importância e o impacto do discurso do educador para a formação de conceitos espontâneos e científicos com crianças de 3 a 7 anos. Tal tema foi considerado após a leitura do livro A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Para isso, questiono o que é a Educação e qual sua função, recorrendo a Durkheim (1955) para definir que Educação é transmissão de conhecimento, o que não se remete a uma transmissão passiva, mas sim, onde ambas as partes, educador e educando, participam ativamente. Tal transmissão, que ocorre por meio da relação social entre sujeitos, depende inteiramente da linguagem, ela sendo a mediadora dessa relação. A linguagem tem, como função primordial, a comunicação e significação, o intercâmbio social, é um processo de comunicação que independe do som, pelo qual o sujeito irá significar as coisas do mundo em que ele está inserido. Sendo medidora da transmissão de conhecimento, a linguagem, portanto, é o meio pelo qual os conceitos científicos e espontâneos, elaborados por Vygotsky e explorados por Fontana (2012), serão transmitidos e aprendidos. Busco ainda, para a melhor visualização do estudado, a análise de cinco diálogos coletados em situação escolar. Por fim, é exalto o impacto do discurso do educador na formação de conceitos, tanto espontâneos quanto científicos, que não são antagônicos, mas sim articulados, concluindo que a Educação é operada pela linguagem, pelo discurso e pela posição do educador em seu discurso na relação social com os alunos
Palavras-chave: Educação e linguagem
Formação de conceitos e o discurso do educador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Cunha, Ariel Smith. O discurso do educador na transmissão de conhecimentos científicos e espontâneos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44281
Data do documento: 8-Nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ARIEL_Maria Luiza Andreozz.pdf598,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.