REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Ariel Smith
dc.contributor.advisor1Andreozzi, Maria Luiza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9758302968191367pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-19T18:22:57Z-
dc.date.available2025-05-19T18:22:57Z-
dc.date.issued2024-11-08
dc.identifier.citationCunha, Ariel Smith. O discurso do educador na transmissão de conhecimentos científicos e espontâneos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44281-
dc.description.resumoEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a importância e o impacto do discurso do educador para a formação de conceitos espontâneos e científicos com crianças de 3 a 7 anos. Tal tema foi considerado após a leitura do livro A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Para isso, questiono o que é a Educação e qual sua função, recorrendo a Durkheim (1955) para definir que Educação é transmissão de conhecimento, o que não se remete a uma transmissão passiva, mas sim, onde ambas as partes, educador e educando, participam ativamente. Tal transmissão, que ocorre por meio da relação social entre sujeitos, depende inteiramente da linguagem, ela sendo a mediadora dessa relação. A linguagem tem, como função primordial, a comunicação e significação, o intercâmbio social, é um processo de comunicação que independe do som, pelo qual o sujeito irá significar as coisas do mundo em que ele está inserido. Sendo medidora da transmissão de conhecimento, a linguagem, portanto, é o meio pelo qual os conceitos científicos e espontâneos, elaborados por Vygotsky e explorados por Fontana (2012), serão transmitidos e aprendidos. Busco ainda, para a melhor visualização do estudado, a análise de cinco diálogos coletados em situação escolar. Por fim, é exalto o impacto do discurso do educador na formação de conceitos, tanto espontâneos quanto científicos, que não são antagônicos, mas sim articulados, concluindo que a Educação é operada pela linguagem, pelo discurso e pela posição do educador em seu discurso na relação social com os alunospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e linguagempt_BR
dc.subjectFormação de conceitos e o discurso do educadorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO discurso do educador na transmissão de conhecimentos científicos e espontâneospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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