Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44281
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cunha, Ariel Smith | |
dc.contributor.advisor1 | Andreozzi, Maria Luiza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9758302968191367 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T18:22:57Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T18:22:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-08 | |
dc.identifier.citation | Cunha, Ariel Smith. O discurso do educador na transmissão de conhecimentos científicos e espontâneos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44281 | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a importância e o impacto do discurso do educador para a formação de conceitos espontâneos e científicos com crianças de 3 a 7 anos. Tal tema foi considerado após a leitura do livro A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Para isso, questiono o que é a Educação e qual sua função, recorrendo a Durkheim (1955) para definir que Educação é transmissão de conhecimento, o que não se remete a uma transmissão passiva, mas sim, onde ambas as partes, educador e educando, participam ativamente. Tal transmissão, que ocorre por meio da relação social entre sujeitos, depende inteiramente da linguagem, ela sendo a mediadora dessa relação. A linguagem tem, como função primordial, a comunicação e significação, o intercâmbio social, é um processo de comunicação que independe do som, pelo qual o sujeito irá significar as coisas do mundo em que ele está inserido. Sendo medidora da transmissão de conhecimento, a linguagem, portanto, é o meio pelo qual os conceitos científicos e espontâneos, elaborados por Vygotsky e explorados por Fontana (2012), serão transmitidos e aprendidos. Busco ainda, para a melhor visualização do estudado, a análise de cinco diálogos coletados em situação escolar. Por fim, é exalto o impacto do discurso do educador na formação de conceitos, tanto espontâneos quanto científicos, que não são antagônicos, mas sim articulados, concluindo que a Educação é operada pela linguagem, pelo discurso e pela posição do educador em seu discurso na relação social com os alunos | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação e linguagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de conceitos e o discurso do educador | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O discurso do educador na transmissão de conhecimentos científicos e espontâneos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ARIEL_Maria Luiza Andreozz.pdf | 598,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.