REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraz, Giulia Laila
dc.contributor.advisor1Andreozzi, Maria Luiza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9758302968191367pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-19T18:22:56Z-
dc.date.available2025-05-19T18:22:56Z-
dc.date.issued2024-11-04
dc.identifier.citationBraz, Giulia Laila. Neoliberalismo, a escola e a formação do sujeito-empresa no Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44277-
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a entender o que é o regime neoliberal, como a escola vem se modificando neste contexto, quais são as consequências para a formação humana e para a sociedade como um todo e quais políticas brasileiras vem impulsionando este processo. Tanto na área da sociologia, quanto da psicologia, se defende que há um novo sujeito em formação: o sujeito-empresa. Flexível, precário e, acima de tudo, consumidor. O trabalho de pesquisa apresentado é de traço exploratório e descritivo, e procura se ancorar na perspectiva de análise materialista histórico-dialética. A metodologia do trabalho é bibliográfica e documental. Tem por objetivo explanar o regime neoliberal, entender que mudanças estão sendo feitas na escola e na formação escolar, que cidadão está sendo formado e quais são as principais políticas neoliberais implementadas no Brasil. Os questionamentos centrais que orientaram este trabalho foram: Quais são as implicações da ofensiva neoliberal na educação brasileira? Que homem está sendo formado?pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to understand what the neoliberal regime is, how the school institution are changing in this context, what the consequences are for human development and society as a whole, and which Brazilian policies are driving this process. In both sociology and psychology, it is argued that a new type of subject is being formed: the enterprise-subject—flexible, precarious, and, above all, a consumer. The research presented here is exploratory and descriptive in nature, grounded in the historical-dialectical materialist perspective of analysis. The methodology is bibliographic and documentary. Its objective is to explain the neoliberal regime, to understand the changes occurring in schools and educational development, to identify the type of citizen being formed, and to examine the main neoliberal policies implemented in Brazil. The questions guiding this work were: What are the implications of the neoliberal offensive on Brazilian education? What type of person is being formed?en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEscola e sujeito-empresapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectNeoliberalismen_US
dc.subjectDevelopmenten_US
dc.subjectSchoolen_US
dc.subjectEnterprise-subjecten_US
dc.subjectPublic policieen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNeoliberalismo, a escola e a formação do sujeito-empresa no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GIULIA LAILLA BRAZ_Maria Luiza Andreozz.pdf290,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.