REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHirano, Caroline Yumi Matsushima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6534605591697758pt_BR
dc.contributor.advisor1Marconi, Cláudia Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2840351689041445pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-15T17:43:47Z-
dc.date.available2025-04-15T17:43:47Z-
dc.date.issued2025-03-11-
dc.identifier.citationHirano, Caroline Yumi Matsushima. De Hollywood à pornografia: a violência do regime escópico de hipersexualização em corpos femininos e feminilizados amarelos. 2025. Dissertação (Mestrado em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais) - Programa de Pós-Graduação em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44180-
dc.description.resumoO trabalho final problematiza a construção histórico-político-cultural, mediante a análise de filmes hollywoodianos, de representações hiper sexualizados de corpos femininos e feminilizados leste asiáticos. Analisa-se a, também, perpetuação da visão hiper sexualizada atrelada a esses corpos na indústria pornográfica estadunidense e suas consequências sociais e culturais. O trabalho estuda as representações de corpos femininos e feminilizados leste asiáticos nas plataformas de pornografia mainstream, como o Pornhub, e resgata como os estereótipos de Dragon Lady (perigosa, sensual e cruel) e de Lotus Blossom (dócil e submissa) foram perpetuados tanto no cinema hollywoodiano clássico quanto na pornografia contemporânea. A partir de uma abordagem metodológica crítica e visual, este estudo utiliza como base teórica os regimes escópicos para examinar as relações de poder mediadas pela visualidade, onde a visão e a representação de corpos são determinadas e hierarquizadas. Além disso, relaciona a teoria com a prática ao intervir e contra cartografar reflexões acerca das imagens. A partir disso, explora as implicações dessas representações na desumanização das imigrantes leste asiáticas e na consequente violência sexual e racial. O estudo propõe um olhar sobre a resistência a essa imagem hiper sexual através da arte e do ativismo, destacando iniciativas da arte como ativismo, como por meio do coletivo feminista Tomorrow Girls Troop (s.d.) e da arte como instrumento de humanização e representação, a partir de trabalhos como os das artistas Muna Tseng (2023) e Miné Okubo (1942; 1943; 1944)pt_BR
dc.description.abstractThis final work problematizes the historical-political-cultural construction, through the analysis of Hollywood films, of hyper sexualized representations of female and feminized East Asian bodies. It also analyzes the perpetuation of the hyper sexualized vision linked to these bodies in the American porn industry and its social and cultural consequences. The work studies the representations of female and feminized East Asian bodies on mainstream pornography platforms, such as Pornhub, and highlights how the stereotypes of Dragon Lady (dangerous, sensual and cruel) and Lotus Blossom (docile and submissive) were perpetuated both in classic Hollywood cinema and contemporary pornography. Using a critical and visual methodological approach, this study uses scopic regimes as a theoretical basis to examine power relations mediated by visuality, where the vision and representation of bodies are determined and hierarchical. Furthermore, it relates theory to practice by intervening and counter-mapping reflections on images. From this, it explores the implications of these representations in the dehumanization of East Asian immigrants and the resulting sexual and racial violence. The study proposes a look at the resistance to this hypersexual image through art and activism, highlighting art initiatives as activism, such as through the feminist collective Tomorrow Girls Troop (n.d.) and art as an instrument of humanization and representation, from works such as those by artists Muna Tseng (2023) and Miné Okubo (1942; 1943; 1944)en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpos femininos e feminilizados leste asiáticospt_BR
dc.subjectDragon Ladypt_BR
dc.subjectLotus Blossompt_BR
dc.subjectContra cartografiaspt_BR
dc.subjectRegimes escópicospt_BR
dc.subjectHollywoodpt_BR
dc.subjectPornografiapt_BR
dc.subjectEast Asian female and feminized bodiesen_US
dc.subjectDragon Ladyen_US
dc.subjectLotus Blossomen_US
dc.subjectCounter-mapping|Scopic Regimesen_US
dc.subjectHollywooden_US
dc.subjectPornographyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONALpt_BR
dc.titleDe Hollywood à pornografia: a violência do regime escópico de hipersexualização em corpos femininos e feminilizados amarelospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caroline Yumi Matsushima Hirano.pdf4,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.