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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Hirano, Caroline Yumi Matsushima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6534605591697758 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marconi, Cláudia Alvarenga | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2840351689041445 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T17:43:47Z | - |
dc.date.available | 2025-04-15T17:43:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-11 | - |
dc.identifier.citation | Hirano, Caroline Yumi Matsushima. De Hollywood à pornografia: a violência do regime escópico de hipersexualização em corpos femininos e feminilizados amarelos. 2025. Dissertação (Mestrado em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais) - Programa de Pós-Graduação em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44180 | - |
dc.description.resumo | O trabalho final problematiza a construção histórico-político-cultural, mediante a análise de filmes hollywoodianos, de representações hiper sexualizados de corpos femininos e feminilizados leste asiáticos. Analisa-se a, também, perpetuação da visão hiper sexualizada atrelada a esses corpos na indústria pornográfica estadunidense e suas consequências sociais e culturais. O trabalho estuda as representações de corpos femininos e feminilizados leste asiáticos nas plataformas de pornografia mainstream, como o Pornhub, e resgata como os estereótipos de Dragon Lady (perigosa, sensual e cruel) e de Lotus Blossom (dócil e submissa) foram perpetuados tanto no cinema hollywoodiano clássico quanto na pornografia contemporânea. A partir de uma abordagem metodológica crítica e visual, este estudo utiliza como base teórica os regimes escópicos para examinar as relações de poder mediadas pela visualidade, onde a visão e a representação de corpos são determinadas e hierarquizadas. Além disso, relaciona a teoria com a prática ao intervir e contra cartografar reflexões acerca das imagens. A partir disso, explora as implicações dessas representações na desumanização das imigrantes leste asiáticas e na consequente violência sexual e racial. O estudo propõe um olhar sobre a resistência a essa imagem hiper sexual através da arte e do ativismo, destacando iniciativas da arte como ativismo, como por meio do coletivo feminista Tomorrow Girls Troop (s.d.) e da arte como instrumento de humanização e representação, a partir de trabalhos como os das artistas Muna Tseng (2023) e Miné Okubo (1942; 1943; 1944) | pt_BR |
dc.description.abstract | This final work problematizes the historical-political-cultural construction, through the analysis of Hollywood films, of hyper sexualized representations of female and feminized East Asian bodies. It also analyzes the perpetuation of the hyper sexualized vision linked to these bodies in the American porn industry and its social and cultural consequences. The work studies the representations of female and feminized East Asian bodies on mainstream pornography platforms, such as Pornhub, and highlights how the stereotypes of Dragon Lady (dangerous, sensual and cruel) and Lotus Blossom (docile and submissive) were perpetuated both in classic Hollywood cinema and contemporary pornography. Using a critical and visual methodological approach, this study uses scopic regimes as a theoretical basis to examine power relations mediated by visuality, where the vision and representation of bodies are determined and hierarchical. Furthermore, it relates theory to practice by intervening and counter-mapping reflections on images. From this, it explores the implications of these representations in the dehumanization of East Asian immigrants and the resulting sexual and racial violence. The study proposes a look at the resistance to this hypersexual image through art and activism, highlighting art initiatives as activism, such as through the feminist collective Tomorrow Girls Troop (n.d.) and art as an instrument of humanization and representation, from works such as those by artists Muna Tseng (2023) and Miné Okubo (1942; 1943; 1944) | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpos femininos e feminilizados leste asiáticos | pt_BR |
dc.subject | Dragon Lady | pt_BR |
dc.subject | Lotus Blossom | pt_BR |
dc.subject | Contra cartografias | pt_BR |
dc.subject | Regimes escópicos | pt_BR |
dc.subject | Hollywood | pt_BR |
dc.subject | Pornografia | pt_BR |
dc.subject | East Asian female and feminized bodies | en_US |
dc.subject | Dragon Lady | en_US |
dc.subject | Lotus Blossom | en_US |
dc.subject | Counter-mapping|Scopic Regimes | en_US |
dc.subject | Hollywood | en_US |
dc.subject | Pornography | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL | pt_BR |
dc.title | De Hollywood à pornografia: a violência do regime escópico de hipersexualização em corpos femininos e feminilizados amarelos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Caroline Yumi Matsushima Hirano.pdf | 4,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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