REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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Tipo: Tese
Título: Pensamento Algébrico na Educação Infantil: uma análise de documentos curriculares paulistanos publicados entre os anos de 2006 e 2023
Título(s) alternativo(s): Algebraic thinking in Early Childhood Education: an analysis of São Paulo city curriculum documents published between 2006 and 2023
Autor(es): Lima, José Roberto de Campos
Primeiro Orientador: Bianchini, Barbara Lutaif
Resumo: A Educação Infantil, uma das etapas da Educação Básica, atende crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Em dezembro de 2017, foi homologada a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), um documento normativo que estabelece as aprendizagens essenciais mínimas a serem construídas na Educação Básica, incluindo a Educação Infantil. A BNCC orienta a construção dos currículos estaduais e municipais, que, por sua vez, são prescritivos e contemplam os direitos de aprendizagem nessa etapa. Tais direitos estão organizados em dois eixos estruturantes: interações e brincadeiras. A proposta desse documento difere de países como Portugal, Singapura, Austrália, Espanha, Chile, que contemplam de forma clara e objetiva a literacia e numeracia, sendo facilmente identificados conteúdos voltados ao conhecimento matemático. No Brasil, a BNCC prevê, já no 1º ano do Ensino Fundamental, a unidade temática Álgebra, direcionando o ensino para o desenvolvimento de habilidades algébricas desde os 6 anos de idade. Considerando a importância dos documentos curriculares na estruturação da aprendizagem, investigamos a presença de elementos que favorecem o pensamento algébrico nos documentos curriculares paulistanos da Educação Infantil publicados entre 2006 e 2023. A pesquisa, de abordagem qualitativa e documental, fundamentou-se na Early Algebra, que defende a introdução do pensamento algébrico desde os primeiros anos escolares. Por meio da metodologia de Análise Textual Descritiva (ATD), identificamos que, ainda que de maneira implícita, os documentos analisados apresentam elementos estruturais da Álgebra, como padrões de repetição, classificações, estabelecimento de relações, ordenações e transformações. Essas características são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento algébrico inicial, preparando as crianças para a compreensão de conceitos como variabilidade, generalização e estruturação de relações matemáticas nos anos seguintes. No entanto, observamos que, a cada reformulação dos documentos curriculares, há um aumento na complexidade dos conhecimentos matemáticos demandados dos professores da Educação Infantil. Isso exige que esses profissionais possuam uma formação mais aprofundada para identificar, interpretar e aplicar estratégias que incentivem o desenvolvimento do pensamento algébrico nas crianças de forma intencional e planejada. A relevância desta pesquisa reside na ampliação do debate sobre o ensino da Álgebra na Educação Infantil e na melhor compreensão dos documentos curriculares, que podem servir como base para a formação continuada de professores e para a produção de materiais didáticos mais alinhados ao desenvolvimento do pensamento algébrico nessa faixa etária. As pesquisas sobre esse tema ainda são recentes na Educação Infantil e em menor volume quando comparadas às realizadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, há uma carência ainda maior de estudos sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico em bebês de 0 a 2 anos, o que representa um campo relevante para futuras investigações. Foram analisados três documentos: o Currículo da Cidade – Educação Infantil, o Currículo Integrador da Infância Paulistana e as Orientações Curriculares da Educação Infantil – Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas. Esses documentos apresentam, de forma indireta, elementos e estratégias que podem favorecer a construção de ideias algébricas, mesmo sem explicitamente abordar conteúdos da Álgebra formal. A abordagem observada não caracteriza um ensino de Álgebra Escolar tradicional, mas estabelece bases cognitivas para que, nos anos seguintes, os alunos consigam desenvolver habilidades algébricas mais complexas, como a generalização de padrões, a compreensão de propriedades operatórias e a construção de representações matemáticas
Abstract: Early Childhood Education, one of the stages of Basic Education, serves children aged 0 to 5 years and 11 months. In December 2017, the Base Nacional Curricular Comum (BNCC) was approved. This normative document establishes the minimum essential learning to be built in Basic Education, including Early Childhood Education, and serves as a reference for Brazilian education systems to develop their curricula. These documents are prescriptive and include in their context the learning rights of Early Childhood Education, which are contemplated in two structuring axes: interactions and games. The proposal of this document differs from countries such as Portugal, Singapore, Australia, Spain, and Chile, which clearly and objectively contemplate literacy and numeracy, with content focused on mathematical knowledge being easily identified. Considering curricular documents as important references for the development of learning in Brazilian education systems and with the BNCC that includes the thematic unit Algebra in Elementary Education from the 1st year (children aged 6), we researched in search of characterizing elements, or strategies that could contribute to the development of algebraic thinking in the São Paulo curricular documents for Early Childhood Education published between 2006 and 2023. Thus, considering Early Algebra as a curricular proposal that advocates the development of algebraic thinking from the first schoolchildren, with the help of the Descriptive Textual Analysis - ATD methodology, in this qualitative and documentary research, we realized that, implicitly, the documents bring characterizing elements and strategies that can contribute, from the perspective of what we understand about algebraic thinking, starting from the development of an algebraic sense, initially. However, with each reformulation of the analyzed documents, more mathematical knowledge is required from the Early Childhood Education Teacher so that it is possible to identify, understand and employ strategies with the necessary intentionality to develop them in babies and children. The research presents its contribution by discussing this theme in Early Childhood Education and also by being focused on what we consider a better understanding of the content of the curricular documents, which can guide the continued training of teachers, analysis and construction of teaching materials that are produced for Early Childhood Education, with the perspective of developing algebraic thinking in babies and children. Research focused on this stage of Basic Education, focused on this theme, is recent and in much smaller volume than in other stages such as the Early Years, and is still scarce when we think of babies from 0 to 2 years old, which can be a field for future research. We analyzed three documents, which are the Currículo da Cidade – Educação Infantil, the Curriculo Integrador da Infância Paulistana and the Orientações Curriculares da Educação Infantil – Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas. In these documents we find elements such as repetition patterns, classifications, establishment of relationships, orders, transformations that are present as characteristics of Algebraic Thinking, and with them guidelines and indications of strategies that can favor its development, in a perspective that is not characterized as algebraization (contents of School Algebra), but that provides foundations for knowledge of an algebraic nature to be developed in future years of schooling
Palavras-chave: Educação Infantil
Pensamento algébrico
Early Algebra
Currículo
Senso algébrico
Early Childhood Education
Algebraic thinking
Early algebra
Curriculum
Algebraic sense
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Citação: Lima, José Roberto de Campos. Pensamento Algébrico na Educação Infantil: uma análise de documentos curriculares paulistanos publicados entre os anos de 2006 e 2023. 2025. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44092
Data do documento: 10-Fev-2025
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