REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Isabela Oliveira
dc.contributor.advisor1Bassani, Marlise Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828404873323236pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-02T17:43:22Z-
dc.date.available2024-12-02T17:43:22Z-
dc.date.issued2024-11-22
dc.identifier.citationBarbosa, Isabela Oliveira. Amigos imaginários na "Bolsa amarela": possíveis contribuições para o desenvolvimento infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43036-
dc.description.resumoConsiderando o universo infantil e suas vivências fascinantes marcadas pela intensa exploração do mundo, a criação de amigos imaginários emerge como uma manifestação da brincadeira simbólica nessa etapa da vida. Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições da criação de amigos imaginários na vida infantil, a partir da produção bibliográfica nacional em Psicologia do Desenvolvimento Humano. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas. Na primeira etapa, realizou-se revisão bibliográfica de estudos nacionais empíricos publicados de 2014 a 2024, em quatro bases de dados, sobre “Amigos Imaginários e Psicologia”, com os enfoques: perfil das crianças criadoras; contextos de criação; papéis dos amigos imaginários. Os resultados obtidos foram organizados de modo a prover os subsídios teóricos e conceituais para o objetivo proposto, a saber: concepções sobre amigos imaginários; caracterização do amigo imaginário; a criança criadora (faixa etária; contextos de criação; secretismo; diferenciação entre realidade e fantasia); papeis e funções do amigo imaginário; contribuições da criação do amigo imaginário. A segunda etapa consistiu em análise da obra literária infanto juvenil “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga (1976/2024), que aprofundou a compreensão dos aspectos subjetivos e psicológicos dessa vivência na infância, representados no enredo e nas experiências da protagonista. Os resultados indicaram que os amigos imaginários exercem funções adaptativas e de suporte emocional, servindo como recursos de companhia e expressão criativa das emoções e desejos da criança criadora. Conclui-se que a criação de amigos imaginários se constitui como um potencial criativo e recurso saudável no desenvolvimento infantil, reforçando a necessidade da ampliação da produção acadêmica brasileira sobre o temapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmigos imagináriospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectCriança criadorapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAmigos imaginários na "Bolsa amarela": possíveis contribuições para o desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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