Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42868
Tipo: | Tese |
Título: | Contribuições da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of Theory A Mathematics in the Context of Sciences for Integrated Technical Courses in High School |
Autor(es): | Cavalcante, Clarissa Maciel |
Primeiro Orientador: | Bianchini, Barbara Lutaif |
Resumo: | A tese investiga a integração da Matemática em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, com foco em Edificações em um Campus do Instituto Federal do Pará (IFPA), fundamentada na Teoria A Matemática no Contexto das Ciências (TMCC). A introdução contextualiza os desafios de alinhar conteúdos matemáticos às disciplinas técnicas, enfatizando a relevância dessa integração para promover uma aprendizagem significativa. O estudo adota uma metodologia qualitativa dividida em três etapas principais: o mapeamento de pesquisas anteriores, a realização de entrevistas com professores de Matemática e a proposição de um modelo teórico-metodológico denominado Percurso Orientativo Teórico-Metodológico para elaboração de Projetos Integradores (POTM-PI). A Análise de Conteúdo (AC) subsidiou o tratamento dos dados, auxiliado pelo software MAXQDA, que permitiu organizar e codificar os dados textuais, resultando em categorias que refletiram os desafios e dificuldades de integração apontadas no corpus, quais sejam: desarticulação de conteúdos, limitações curriculares, perfil dos estudantes, práticas pedagógicas e restrições institucionais como infraestrutura e tempo. A fase de entrevistas revelou a percepção dos professores quanto às barreiras enfrentadas, como a falta de conhecimentos prévios dos alunos e as problemáticas curriculares, que dificultam a implementação de práticas integradoras. Nas análises, a pesquisa identifica uma lacuna entre a integração da Matemática com a prática profissional do estudante no cenário estudado, sugerindo a necessidade de abordagens mais contextualizadas para fortalecer para além da aplicação a construção de saberes matemáticos imersos na formação técnica. A proposta do POTM-PI visa a construção de Projetos Integradores como meio de promover a interdisciplinaridade e a integração de saberes. As fases da TMCC orientaram desde o planejamento curricular, passando pela formulação do roteiro orientativo das entrevistas, até a proposição de formas de abordagens integradoras que articulem a Matemática às demandas técnicas e profissionais. Nos resultados, evidencia-se que uma abordagem interdisciplinar e contextualizada pode não só fortalecer a compreensão dos conteúdos matemáticos, mas também de promover uma educação integrada, como se prevê para estas modalidades de cursos. As considerações finais ressaltam a potencialidade da TMCC para promoção da integração em cursos técnicos, propondo futuras pesquisas para expandir essa abordagem em outros contextos educacionais, além da aplicação do POTM-PI efetivamente. A pesquisa aponta ainda para a necessidade de uma educação alinhada às necessidades do mercado de trabalho, ao desenvolvimento de competências profissionais, científicas e educacionais nos estudantes, bem como fomentar uma educação integral e integrada, que formem cidadãos por meio de abordagens humanizadas, a fim de superar a histórica separação entre trabalho e educação |
Abstract: | The thesis investigates the integration of Mathematics in technical courses integrated with High School, focusing on Construction at a campus of the Federal Institute of Pará (IFPA), grounded in the Theory of Mathematics in the Context of Sciences (TMCC). The introduction contextualizes the challenges of aligning mathematical content with technical subjects, emphasizing the importance of this integration in promoting meaningful learning. The study adopts a qualitative methodology divided into three main stages: mapping previous research, conducting interviews with Mathematics teachers, and proposing a theoretical-methodological model called Theoretical-Methodological Orientation Path for the development of Integrative Projects (POTM-PI). Content Analysis (CA) supported data processing, aided by the software MAXQDA, which organized and coded textual data, resulting in categories that reflected the challenges and difficulties of integration pointed out in the corpus, namely: disconnection of content, curricular limitations, student profile, pedagogical practices, and institutional constraints such as infrastructure and time. The interview phase revealed teachers' perceptions of the barriers faced, such as students' lack of prior knowledge and curricular issues that hinder the implementation of integrative practices. The analyses identify a gap between the integration of Mathematics with students’ professional practice in the studied context, suggesting the need for more contextualized approaches to reinforce the construction of mathematical knowledge within technical training. The POTM-PI proposal aims to build Integrative Projects as a means to promote interdisciplinarity and knowledge integration. TMCC phases guided the process from curricular planning to formulating the interview orientation guide and proposing integrative approaches that link Mathematics to technical and professional demands. Results show that an interdisciplinary and contextualized approach can not only strengthen the understanding of mathematical content but also promote an integrated education, as intended for these course modalities. The final considerations highlight the potential of TMCC in promoting integration in technical courses, proposing future research to expand this approach in other educational contexts, as well as the effective application of POTM-PI. The research also points to the need for an education aligned with labor market demands, fostering the development of professional, scientific, and educational skills in students, and promoting holistic, integrated education to develop citizens through humanized approaches, aiming to overcome the historical separation between work and education |
Palavras-chave: | Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Técnico em Edificações Teoria A Matemática no Contexto das Ciências Educação Integral Projeto Integrador Integrated Technical Courses with High School Technical Course in Building Construction Theory of Mathematics in the Context of Sciences Integrated Education Integrative Project |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Citação: | Cavalcante, Clarissa Maciel. Contribuições da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42868 |
Data do documento: | 11-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLARISSA MACIEL CAVALCANTE.pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.