REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Náira Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8366373555615975pt_BR
dc.contributor.advisor1Junqueira, Maria Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2011734818180394pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-09T17:50:11Z-
dc.date.available2024-10-09T17:50:11Z-
dc.date.issued2024-09-13-
dc.identifier.citationVieira, Náira Araújo. Segredos de Um defeito de cor: fabulações narradas por uma griotte. 2024. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42799-
dc.description.resumoO intuito desta pesquisa é investigar o romance de Ana Maria Gonçalves, Um defeito de cor (2022), a partir da perspectiva de uma narradora-griotte. A fim de alcançar esse objetivo geral, analisa-se a ficcionalização das personagens à luz da concepção de fabulação crítica; apreendem-se as ferramentas narrativas da narradora-griotte para fabular Kehinde e suas relações com outras personagens; reflete-se sobre as estratégias literárias do romance e os métodos de resistência das personagens negras no período da escravização por intermédio dos conceitos de “segredo” e de “marronagem”; analisa-se a imagem de Kehinde a começar da conexão entre tempo espiralar e corpo-tela. A problemática de pesquisa envolve a fabulação crítica de brechas ficcionais da História, evidenciando não só a estrutura brasileira de escravização, mas também torna visível vidas apagadas e estratégias de resistência. A hipótese que norteou o estudo foi: a narradora-griotte ultrapassa o pensamento linear e dominante da História e possibilita uma narração do período escravagista que reconstrói memórias, retoma imagens vinculadas a costumes, culturas, línguas, tempos africanos, empregados como ferramentas de sobrevivência, de compartilhamento, de encontro, de aquilombamento. A hipótese foi testada à luz do suporte teórico de autores negros, como Saidiya Hartman (2020), Conceição Evaristo (2020), Dénètem Touam Bona (2020) e Leda Maria Martins (2021). A argumentação desenvolve-se ao longo de três capítulos: no primeiro, apresentam-se não só considerações sobre o romance, como questionamentos direcionados à História, a ligação entre a protagonista e Luíza Mahin, como também analisa-se o poder da narradora para escrever as personagens negras e recriar a existência e a memória da coletividade negra a partir do conceito de fabulação crítica; no segundo capítulo, é apresentado os conceitos de “segredo” e de “marronagem” para analisar a estrutura narrativa do romance e apreender a relação ancestral e espiritual que proporcionou o (re)encontro entre as personagens Agontimé e Kehinde; no terceiro, é analisada a construção do corpo-tela do livro e de Kehinde, a partir dos conceitos “tempo espiralar” e “corpo-tela”, que constroem ambos os corpos por meio de imagens materiais e mentais despertadas pela visão. Percebe-se que a narração de Kehinde, ao utilizar concepções teórico-críticas decolonizadas potencializa a palavra na voz de uma mulher negra africana, uma griotte, (re)criando a memória de uma coletividade negra e ressignificando a sua imagempt_BR
dc.description.abstractThe intention behind this paper is to investigate the Ana Maria Gonçalves novel, Um defeito de cor (2022), from the perspective of a narrator-griotte. In order to achieve the general goal, the fictionalization of the characters is analyzed in the light of the conception of the critical fabulation; the narrative tools used by the narrator-griotte to fable Kehinde and the relation to other characters is learned; the research reflects over the literary strategies of the novel, and over the methods of resistence of the black characters during the period of slavery through the concepts of “secrecy” and “Browning”; the image of Kehinde is analized starting from the conection between spiral time and body-canvas. The research’s problematic comes from the critical fabulation of fictional breeches of History, highlighting not only the brazilian structure of slavery, but also the lives that were erased and strategies of resistence. The hypothesis that guided the study was: the narrator-griotte surpasses the dominant linear thinking of History and possibilitates a narration of the slaver period that reconstructs memories, and reclaims images that were once atributed to customs, cultures, languages, african times, used as tools of survival, of encounters, and of the forming of quilombos. The hypothesis was tested with the theorical support of black authors, such as Saidiya Hartman (2020), Conceição Evaristo (2020), Dénètem Touam Bona (2020), and Leda Maria Martins (2021). The argumentation is developed throughout three chapters: in the first one, not only considerations about the novel are presented, but it also questions History, and the connection between the protagonist and Luíza Mahin; it also analyzes the narrator’s power to create black characters and to recreate the existence and memory of the black colectivity from the concept of critical fabulation. In the second chapter, the concepts of “secrecy” and “browning” are presented to analyze the narrative structure of the novel and to seize the ancestral and spiritual relationship that provided the reencounter between the characters Agontimé and Kehinde. In the third chapter, the construction of the body-canvas of the book and of Kehinde is analyzed from the concepts of “spiral time” and “body-canvas”, which build material and mental images awakened by it’s vision. The narration of Kehinde, by the utilization of theorical-critical decolonized conceptions, potentializes the voice of a african woman, a griotte, and recreates the memory of black colectivity and reframes it’s imageen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAna Maria Gonçalvespt_BR
dc.subjectUm defeito de corpt_BR
dc.subjectFabulação críticapt_BR
dc.subjectTempo espiralarpt_BR
dc.subjectCorpo-telapt_BR
dc.subjectAna Maria Gonçalvesen_US
dc.subjectUm defeito de coren_US
dc.subjectCritical fabulationen_US
dc.subject| Spiral timeen_US
dc.subjectBody-canvasen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.titleSegredos de Um defeito de cor: fabulações narradas por uma griottept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Náira Araújo Vieira.pdf740,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.