Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42050
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As políticas neoliberais e o processo de alfabetização nas educação escolar |
Autor(es): | Marsoli, Natalia de Souza Serra |
Primeiro Orientador: | Andreozzi, Maria Luiza |
Resumo: | A presente monografia tem o intuito de discutir o impacto das políticas neoliberais no processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita de crianças, jovens e adultos no Brasil atual. A pesquisa apresenta o contexto histórico da educação no período do capitalismo industrial e financeiro, assim como as lógicas reprodutivas trabalhistas dessas épocas. Paralelamente, são trabalhadas as teorias alfabetizantes de Emília Ferreiro e Ana Teberosky - Psicogênese da Língua Escrita - e as pesquisas de Paulo Freire referentes à alfabetização política de jovens e adultos, enquanto, igualmente, é discutido o contexto da participação de empresas de capital aberto na educação básica brasileira desde 2012. Através de um estudo bibliográfico de diversos autores, matérias e outras pesquisas diversas, busca-se discorrer acerca da necessidade de alavancarmos a manifestação decorrente dos acontecimentos nas últimas décadas que acometeram a alfabetização e educação dos brasileiros |
Abstract: | The current monography aims to discuss the impact of neoliberal politics in the teaching process of children, teenagers and adults learning to read and write in coeval Brazil. The research presents the historical context of education during industrial and financial capitalism along with the reproduction labor logic of those timelines. Further, it is analyzed the literacy theories of Emilia Ferreiro and Ana Teberosky, in Written Language Psychogenesis, and Paulo Freire’s reference work in the political literacy of young teenagers and adults, while also researching over the context of participation of open capital companies in Brazilian basic education system since 2012. Through the bibliographic study of many authors, academic articles and many other researches, emerges the necessity of a manifestation on the subject regarding the historical events happening in brazilian literacy and education. |
Palavras-chave: | Educação Alfabetização Leitura Escrita Neoliberalismo Education Lettering Reading Writing Neoliberalism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Pedagogia |
Citação: | Marsoli, Natalia de Souza Serra. As políticas neoliberais e o processo de alfabetização nas educação escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42050 |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_NATALIA (para impressão).docx.pdf | 421,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.