REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarsoli, Natalia de Souza Serra-
dc.contributor.advisor1Andreozzi, Maria Luiza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9758302968191367pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-02T18:31:11Z-
dc.date.available2024-07-02T18:31:11Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationMarsoli, Natalia de Souza Serra. As políticas neoliberais e o processo de alfabetização nas educação escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42050-
dc.description.resumoA presente monografia tem o intuito de discutir o impacto das políticas neoliberais no processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita de crianças, jovens e adultos no Brasil atual. A pesquisa apresenta o contexto histórico da educação no período do capitalismo industrial e financeiro, assim como as lógicas reprodutivas trabalhistas dessas épocas. Paralelamente, são trabalhadas as teorias alfabetizantes de Emília Ferreiro e Ana Teberosky - Psicogênese da Língua Escrita - e as pesquisas de Paulo Freire referentes à alfabetização política de jovens e adultos, enquanto, igualmente, é discutido o contexto da participação de empresas de capital aberto na educação básica brasileira desde 2012. Através de um estudo bibliográfico de diversos autores, matérias e outras pesquisas diversas, busca-se discorrer acerca da necessidade de alavancarmos a manifestação decorrente dos acontecimentos nas últimas décadas que acometeram a alfabetização e educação dos brasileirospt_BR
dc.description.abstractThe current monography aims to discuss the impact of neoliberal politics in the teaching process of children, teenagers and adults learning to read and write in coeval Brazil. The research presents the historical context of education during industrial and financial capitalism along with the reproduction labor logic of those timelines. Further, it is analyzed the literacy theories of Emilia Ferreiro and Ana Teberosky, in Written Language Psychogenesis, and Paulo Freire’s reference work in the political literacy of young teenagers and adults, while also researching over the context of participation of open capital companies in Brazilian basic education system since 2012. Through the bibliographic study of many authors, academic articles and many other researches, emerges the necessity of a manifestation on the subject regarding the historical events happening in brazilian literacy and education.en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectLetteringen_US
dc.subjectReadingen_US
dc.subjectWritingen_US
dc.subjectNeoliberalismen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs políticas neoliberais e o processo de alfabetização nas educação escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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