REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Juliana Prezia e
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346402411212399pt_BR
dc.contributor.advisor1Chiozzini, Daniel Ferraz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5867031148608140pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T12:50:27Z-
dc.date.available2024-06-21T12:50:27Z-
dc.date.issued2024-05-09
dc.identifier.citationSilva, Juliana Prezia e. Formação e trabalho do coordenador pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1985-2021). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41951-
dc.description.resumoO campo da Pedagogia tem, historicamente, buscado aprofundar o debate acerca da formação de professores. Nesse âmbito, um recorte específico tem ganhado relevância associado ao coordenador pedagógico, profissional que passou a ser contemplado de modo crescente pelas políticas educacionais, sobretudo a partir dos anos 1980. A presente pesquisa tem como objeto de estudo o processo de formação do coordenador pedagógico como formador de professores na Prefeitura de São Paulo. Buscou-se investigar como está configurado o trabalho desenvolvido com esses profissionais nos documentos oficiais, desde 1985 até o ano de 2021, especificamente nas publicações da Secretaria Municipal de São Paulo, com foco para sua atuação na formação docente. Trata-se de uma análise dos temas e propostas dos materiais de formação e publicações direcionadas ao coordenador, desde os documentos mais gerais até palestras e atividades específicas, que configuram as bases e concepções para a sua dimensão formadora. A pesquisa visa um diálogo crítico com o período político da bibliografia que prescreve a natureza do trabalho desse profissional, tal como Almeida e Placco (2009) organizam o trabalho do coordenador pedagógico em três dimensões, que são: “formador, articulador e transformador”, além de Roger Chartier (1988), que aborda as representações para discutir a forma como os bens culturais transmitem intencionalidades associadas a diferentes lugares de poder que os indivíduos ocupam na sociedade. A pesquisa revela as diferentes representações da figura do coordenador pedagógico como formador de professores ao longo das gestões, mostrando a quem de fato servempt_BR
dc.description.abstractThe field of Pedagogy has historically sought to deepen the debate about teacher education. Within this context, a specific focus has gained relevance associated with the pedagogical coordinator, a professional who has increasingly been included in educational policies, particularly since the 1980s. This research focuses on the process of training pedagogical coordinators as teachers' trainers in the São Paulo City Hall. The aim was to investigate how the work with these professionals has been shaped in official documents, from 1985 to 2021, specifically in publications from the São Paulo Municipal Secretary, with a focus on their role in teacher education. It involves an analysis of the themes and proposals of training materials and publications directed at coordinators, from general documents to lectures and specific activities, which establish the foundations and conceptions for their training dimension. The research aims for a critical dialogue with the political period of the literature prescribing the nature of this professional's work, such as Almeida and Placco (2009) who organize the work of the pedagogical coordinator into three dimensions: "trainer, articulator, and transformer," and Roger Chartier (1988), who addresses representations to discuss how cultural goods convey intentions associated with different positions of power individuals occupy in society. The research reveals the different representations of the pedagogical coordinator as a teacher trainer throughout administrations, showing who they truly serveen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação centrada na escolapt_BR
dc.subjectFormadorpt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectPedagogical coordinatoren_US
dc.subjectSchool-centered educationen_US
dc.subjectTraineren_US
dc.subjectRepresentationsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação e trabalho do coordenador pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1985-2021)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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