REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41917
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As contribuições da neurociência para o processo de alfabetização: nos iniciais
Autor(es): Cacciacarro, Vitória Bueno
Primeiro Orientador: Vieira, Maria Celina Teixeira
Resumo: É preciso compreender que o processo de alfabetização não ocorre de forma natural, mas sim, gradualmente por meio da fixação de ovas informações, pois a escrita é algo novo que foi inserida “recentemente” na sociedade como algo cultural, que promove à prendizagem devido às conexões cerebrais que ocorrem através do sistema nervoso central, que enviam estímulos, por meio das xperiências, emoções e percepções que à tornam significativas. O estudo ora apresentado, foi elaborado, segundo Gil (2007) por meio etodologia bibliográfica e documental. Teve como objetivo geral analisar a importância da Neurociência no processo de alfabetização osanos iniciais. De forma mais detalhada o trabalho propôs-se a entender a neurociência cognitiva e suas contribuições para o efetivo rocesso de ensino e aprendizagem; estudar o processo de alfabetização; observar princípios estratégicos de ação, segundo a eurociência, no processo de ensino e aprendizagem. O estudo da neurociência cada vez mais presente e inserido na educação possibilita aos ucadores uma melhor compreensão do funcionamento e desenvolvimento do cérebro. A alfabetização ocorre por meio de um processo e precisa er compreendido e respeitado. Os educadores precisam de formação continuada para compreender os princípios e estratégias para plicar em sala de aula no processo de alfabetização
Palavras-chave: Neurociência
Processo de alfabetização
Processo de ensino e aprendizagem
Estratégias de ação
Neurociência
Processo de alfabetização
Processo de ensino e aprendizagem
Estratégias de ação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Cacciacarro, Vitória Bueno. As contribuições da neurociência para o processo de alfabetização: nos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41917
Data do documento: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 Vitória Bueno Cacciacarro TCC.pdf511,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.