Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41917
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cacciacarro, Vitória Bueno | - |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Maria Celina Teixeira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3770948636448397 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-21T12:30:29Z | - |
dc.date.available | 2024-06-21T12:30:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Cacciacarro, Vitória Bueno. As contribuições da neurociência para o processo de alfabetização: nos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41917 | - |
dc.description.resumo | É preciso compreender que o processo de alfabetização não ocorre de forma natural, mas sim, gradualmente por meio da fixação de ovas informações, pois a escrita é algo novo que foi inserida “recentemente” na sociedade como algo cultural, que promove à prendizagem devido às conexões cerebrais que ocorrem através do sistema nervoso central, que enviam estímulos, por meio das xperiências, emoções e percepções que à tornam significativas. O estudo ora apresentado, foi elaborado, segundo Gil (2007) por meio etodologia bibliográfica e documental. Teve como objetivo geral analisar a importância da Neurociência no processo de alfabetização osanos iniciais. De forma mais detalhada o trabalho propôs-se a entender a neurociência cognitiva e suas contribuições para o efetivo rocesso de ensino e aprendizagem; estudar o processo de alfabetização; observar princípios estratégicos de ação, segundo a eurociência, no processo de ensino e aprendizagem. O estudo da neurociência cada vez mais presente e inserido na educação possibilita aos ucadores uma melhor compreensão do funcionamento e desenvolvimento do cérebro. A alfabetização ocorre por meio de um processo e precisa er compreendido e respeitado. Os educadores precisam de formação continuada para compreender os princípios e estratégias para plicar em sala de aula no processo de alfabetização | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Neurociência | pt_BR |
dc.subject | Processo de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ação | pt_BR |
dc.subject | Neurociência | en_US |
dc.subject | Processo de alfabetização | en_US |
dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | en_US |
dc.subject | Estratégias de ação | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | As contribuições da neurociência para o processo de alfabetização: nos iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023 Vitória Bueno Cacciacarro TCC.pdf | 511,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.