REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCacciacarro, Vitória Bueno-
dc.contributor.advisor1Vieira, Maria Celina Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3770948636448397pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T12:30:29Z-
dc.date.available2024-06-21T12:30:29Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationCacciacarro, Vitória Bueno. As contribuições da neurociência para o processo de alfabetização: nos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41917-
dc.description.resumoÉ preciso compreender que o processo de alfabetização não ocorre de forma natural, mas sim, gradualmente por meio da fixação de ovas informações, pois a escrita é algo novo que foi inserida “recentemente” na sociedade como algo cultural, que promove à prendizagem devido às conexões cerebrais que ocorrem através do sistema nervoso central, que enviam estímulos, por meio das xperiências, emoções e percepções que à tornam significativas. O estudo ora apresentado, foi elaborado, segundo Gil (2007) por meio etodologia bibliográfica e documental. Teve como objetivo geral analisar a importância da Neurociência no processo de alfabetização osanos iniciais. De forma mais detalhada o trabalho propôs-se a entender a neurociência cognitiva e suas contribuições para o efetivo rocesso de ensino e aprendizagem; estudar o processo de alfabetização; observar princípios estratégicos de ação, segundo a eurociência, no processo de ensino e aprendizagem. O estudo da neurociência cada vez mais presente e inserido na educação possibilita aos ucadores uma melhor compreensão do funcionamento e desenvolvimento do cérebro. A alfabetização ocorre por meio de um processo e precisa er compreendido e respeitado. Os educadores precisam de formação continuada para compreender os princípios e estratégias para plicar em sala de aula no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectProcesso de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias de açãopt_BR
dc.subjectNeurociênciaen_US
dc.subjectProcesso de alfabetizaçãoen_US
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagemen_US
dc.subjectEstratégias de açãoen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs contribuições da neurociência para o processo de alfabetização: nos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 Vitória Bueno Cacciacarro TCC.pdf511,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.