Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41917| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | As contribuições da neurociência para o processo de alfabetização: nos iniciais |
| Autor(es): | Cacciacarro, Vitória Bueno |
| Primeiro Orientador: | Vieira, Maria Celina Teixeira |
| Resumo: | É preciso compreender que o processo de alfabetização não ocorre de forma natural, mas sim, gradualmente por meio da fixação de ovas informações, pois a escrita é algo novo que foi inserida “recentemente” na sociedade como algo cultural, que promove à prendizagem devido às conexões cerebrais que ocorrem através do sistema nervoso central, que enviam estímulos, por meio das xperiências, emoções e percepções que à tornam significativas. O estudo ora apresentado, foi elaborado, segundo Gil (2007) por meio etodologia bibliográfica e documental. Teve como objetivo geral analisar a importância da Neurociência no processo de alfabetização osanos iniciais. De forma mais detalhada o trabalho propôs-se a entender a neurociência cognitiva e suas contribuições para o efetivo rocesso de ensino e aprendizagem; estudar o processo de alfabetização; observar princípios estratégicos de ação, segundo a eurociência, no processo de ensino e aprendizagem. O estudo da neurociência cada vez mais presente e inserido na educação possibilita aos ucadores uma melhor compreensão do funcionamento e desenvolvimento do cérebro. A alfabetização ocorre por meio de um processo e precisa er compreendido e respeitado. Os educadores precisam de formação continuada para compreender os princípios e estratégias para plicar em sala de aula no processo de alfabetização |
| Palavras-chave: | Neurociência Processo de alfabetização Processo de ensino e aprendizagem Estratégias de ação Neurociência Processo de alfabetização Processo de ensino e aprendizagem Estratégias de ação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Pedagogia |
| Citação: | Cacciacarro, Vitória Bueno. As contribuições da neurociência para o processo de alfabetização: nos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41917 |
| Data do documento: | 1-Dez-2023 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 Vitória Bueno Cacciacarro TCC.pdf | 511,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

