REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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Tipo: Dissertação
Título: Tendências em Educação Matemática: o que dizem periódicos brasileiros, do período de 2021 a 2023, sobre engajamento e frutos?
Autor(es): Vedove, Rogério Dalle
Primeiro Orientador: Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Resumo: A pesquisa relatada neste documento foi realizada como exigência parcial para a obtenção do título de mestre em Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa bibliográfica cujo alvo é mapear artigos científicos de periódicos com qualificação A1 e A2 (qualis CAPES 2017 a 2020) que trataram das temáticas de três das Tendências da Educação Matemática, Tecnologia e Educação Matemática, Modelagem e Resolução de Problemas. O período das publicações mapeadas compreendeu os anos 2021, 2022 e 2023. O objetivo principal do mapeamento foi conferir engajamento dos pesquisadores nessas tendências e frutos delas resultantes para o desenvolvimento dessa área de conhecimento. Os periódicos foram selecionados no banco de tese da CAPES. Obteve-se 13 periódicos A1 e 31 A2. Nos periódicos A1 foram encontrados 43 Tecnologias, 31 Modelagem e 14 Resolução de Problemas e nos A2 encontrou-se, respectivamente, 42, 23 e 8 artigos. Esses resultados representaram o engajamento dos pesquisadores em pesquisas nessas tendências. Como contribuições relevantes para a Educação Matemática pode-se destacar o aumento no número de artigos A1, indicando um crescimento acadêmico e um interesse crescente nas áreas focadas. Os resultados da investigação indicam como diferentes regiões do país estão engajadas com as tendências em Educação Matemática. A valorização da Tecnologia na Educação Matemática possibilita contribuições práticas e teóricas, como recursos durante a pandemia, inclusão, ensino remoto e o uso de softwares específicos, como o GeoGebra. A pesquisa em Modelagem Matemática proporciona conexões entre a Matemática e situações cotidianas, entre outras abordagens, como o uso de plataformas virtuais. Teorias específicas (Teoria Antropológica do Didático), ampliam a compreensão nessa tendência. A tendência da Resolução de Problemas evidenciou peculiaridade do impacto do contexto social e estimulou estratégias pedagógicas e de ensino
Abstract: The research reported in this document was carried out as a partial requirement for obtaining a master's degree in Mathematics Education. This is a qualitative bibliographic research whose aim is to map scientific articles from periodicals with A1 and A2 qualification (qualis CAPES 2017 to 2020) that dealt with the themes of three of the Trends in Mathematics Education, Technology and Mathematics Education, Modeling and Problem Solving. The period of mapped publications comprised the years 2021, 2022 and 2023. The main objective of the mapping was to check researchers' engagement in these trends and their resulting fruits for the development of this area of knowledge. The journals were selected from the CAPES thesis database. 13 A1 and 31 A2 journals were obtained. In the A1 journals, 43 Technologies, 31 Modeling and 14 Problem Resolution were found and in the A2 journals, 42, 23 and 8 articles were found, respectively. These results represented researchers' engagement in research on these trends. As relevant contributions to Mathematics Education, we can highlight the increase in the number of A1 articles, indicating academic growth and a growing interest in the focused areas. The results of the investigation indicate how different regions of the country are engaged with trends in Mathematics Education. The appreciation of Technology in Mathematics Education enables practical and theoretical contributions, such as resources during the pandemic, inclusion, remote teaching and the use of specific software, such as GeoGebra. Research in Mathematical Modeling provides connections between Mathematics and everyday situations, among other approaches, such as the use of virtual platforms. Specific theories (Anthropological Theory of Didactics) expand understanding of this trend. The Problem Solving trend highlighted the peculiarity of the impact of the social context and stimulated pedagogical and teaching strategies
Palavras-chave: Educação Matemática
Tendências
Tecnologia
Modelagem
Resolução de problemas
Mapeamento
Mathematics education
Tendencies
Technology
Modeling
Problem solving
Mapping
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Citação: Vedove, Rogério Dalle. Tendências em Educação Matemática: o que dizem periódicos brasileiros, do período de 2021 a 2023, sobre engajamento e frutos?. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41810
Data do documento: 22-Mai-2024
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