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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41428
Tipo: | Tese |
Título: | Professores, recursos curriculares e o ensino de combinatória no contexto das reformas curriculares e do ensino médio: o caso da rede estadual paulista de ensino |
Autor(es): | Campos, Carlos Eduardo de |
Primeiro Orientador: | Igliori, Sonia Barbosa Camargo |
Resumo: | A investigação relatada neste documento tem por foco recursos curriculares produzidos para o ensino de combinatória, no âmbito da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, com vistas a investigar a adequação a resultados de pesquisas. Desde a homologação do Currículo Paulista entre os anos de 2019 e 2020 a Secretaria de Educação de São Paulo (SEDUC-SP) produziu e disponibilizou a professores e estudantes uma série de recursos físicos e digitais que constituem o programa Currículo em Ação, visando à implementação desse documento curricular nas escolas públicas. É nesse contexto que a investigação, de cunho qualitativo, objetiva avaliar em que aspectos o material fornecido pela SEDUC-SP se aproxima ou se afasta dos elementos apontados em pesquisas, como primordiais, para o desenvolvimento do raciocínio combinatório, e, como esses recursos, juntamente com outros possíveis, são articulados pelos professores no ensino de combinatória. Como orientação foram propostas duas indagações: a) que situações, invariantes operatórios e representações simbólicas podem ser inferidos da proposta de abordagem para o ensino de combinatória nos recursos físico e digital do programa Currículo em Ação? b) que invariantes operatórios são mobilizados por professores na utilização desses recursos curriculares e como eles se articulam no contexto de outros recursos que, eventualmente, eles utilizem para o ensino de combinatória? Para responder a primeira, foram analisadas as situações combinatórias e as situações de ensino de combinatória, presentes nos materiais físico (caderno do professor) e digital (slides e tarefas on-line) do programa Currículo em Ação. Nessa etapa, as análises foram feitas com base na Análise de Conteúdo de Bardin e à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, para quem um conceito deve abranger três conjuntos fundamentais: situações, invariantes operatórios (objeto, relações, propriedades, teoremas) e representações simbólicas. Pelas análises dos materiais físico e digital foram observados: 1. situações combinatórias escassas e pouco diversas; 2. pouca exploração de representações como árvore de possibilidades, listagem e tabelas; 3. priorização do uso de fórmulas, sobretudo no material digital; 4. situações de ensino de combinatória pautadas na definição, apresentação de fórmulas, exemplos e exercícios de aplicação. No que concerne à segunda indagação, acompanhamos dois professores de matemática, ambos lecionando em turmas de 2º. ano do ensino médio de escolas da Rede Estadual Paulista de Educação, e um terceiro que leciona em escola privada para auxiliar as análises. Os dados foram coletados e analisados a partir dos pressupostos teóricos da Abordagem Documental do Didático de Trouche, Gueudet e Pepin que propuseram o que chamaram de documento, ou seja, aquilo que o professor prepara, cria ou recria a partir de recursos de que dispõe. Essa abordagem vai de par a constructos de Vergnaud, como esquema e campos conceituais. Esses autores concebem que a ação do professor na produção de documentos (gênese documental) é sempre mediada por esquemas de utilização de recursos constituindo, assim, seu trabalho documental. O acompanhamento do professor em seu trabalho documental exigiu a construção de aporte metodológico próprio: a Investigação Reflexiva do trabalho documental do professor. Com base nos princípios desse aporte buscamos acompanhar os três participantes dessa pesquisa na preparação e execução de suas aulas sobre combinatória. A coleta de dados foi feita remotamente por meio de entrevistas semiestruturadas, pela participação e observação presencial das aulas dos dois primeiros professores participantes, e pelo acompanhamento da preparação das aulas pelo terceiro. A integração dos recursos do programa Currículo em Ação ao trabalho documental dos participantes deu-se de modos diferentes. No caso do primeiro professor, não observamos integrações desses recursos a outros voltado para o ensino de combinatória, tendo optado pelo uso integral das informações contidas em um site educacional. A segunda participante utilizou o material digital integrando-o ao livro didático, porém sem efetuar adequações ou críticas quanto à maneira como a combinatória é abordada nesse material. O terceiro, ao preparar suas aulas, estabeleceu recortes no caderno do professor a fim de adequá-lo ao modo como concebe o ensino de combinatória, modo esse pautado, sobretudo, no uso dos princípios multiplicativo e aditivo como principais estratégias na resolução de situações de contagem. Por essas observações consideramos importante estreitar a relação entre pesquisadores e docentes, com vistas à constituição colaborativa de esquemas de utilização de recursos, sejam eles curriculares ou de outra natureza, alicerçadas nos que dizem os estudos sobre a constituição e desenvolvimento do raciocínio combinatório |
Abstract: | The investigation reported in this document focuses on curricular resources produced for the teaching of combinatorics, within the scope of the São Paulo State Education Network, with a view to investigating their adequacy to research results. Since the approval of the São Paulo Curriculum between 2019 and 2020, the São Paulo Education Department (SEDUC-SP) has produced and made available to teachers and students a series of physical and digital resources that constitute the Curriculo em Ação program, aiming at the implementation of this curricular document in public schools. It is in this context that the investigation, of a qualitative nature, aims to evaluate in which aspects the material provided by SEDUC-SP approaches or moves away from the elements identified in research, as essential, for the development of combinatorial reasoning, and, as these resources, along with other possibilities, are articulated by teachers in the teaching of combinatorics. As guidance, two questions were proposed: a) what situations, operational invariants and symbolic representations can be inferred from the proposed approach for teaching combinatorics in the physical and digital resources of the Currículo em Ação program? b) what operational invariants are mobilized by teachers when using these curricular resources and how are they articulated in the context of other resources that they eventually use to teach combinatorics? To answer the first, combinatorial situations and combinatorial teaching situations were analyzed, present in the physical materials (teacher's notebook) and digital materials (slides and online tasks) of the Currículo em Ação program. At this stage, analyzes were carried out based on Bardin's Content Analysis and considering Vergnaud's Conceptual Field Theory, for whom a concept must encompass three fundamental sets: situations, operational invariants (object, relations, properties, theorems) and symbolic representations. Through the analysis of physical and digital materials, the following were observed: 1. scarce and little diverse combinatorial situations; 2. little exploration of representations such as possibility trees, lists and tables; 3. prioritization of the use of formulas, especially in digital material; 4. combinatorics teaching situations based on definition, presentation of formulas, examples, and application exercises. Regarding the second question, we followed two mathematics teachers, both teaching in 2nd grade classes of high school from schools in the São Paulo State Education Network, and a third who teaches in a private school to assist with the analyses. The data was collected and analyzed based on the theoretical assumptions of the Documentational Approach to Didactics by Trouche, Gueudet and Pepin, who proposed what they called documents, that is, what the teacher prepares, creates, or recreates based on the resources available to them. This approach goes hand in hand with Vergnaud's constructs, such as schema and conceptual fields. These authors conceive that the teacher's action in the production of documents (documentary genesis) is always mediated by resource use schemes, thus constituting their documentary work. Monitoring the teacher in his documentary work required the construction of his own methodological contribution: the Reflective Investigation of the teacher's documentary work. Based on the principles of this contribution, we sought to accompany the three participants in this research in the preparation and execution of their classes on combinatorics. Data collection was carried out remotely through semi-structured interviews, through participation and in-person observation of classes by the first two participating teachers, and by monitoring the preparation of classes by the third. The integration of resources from the Currículo em Ação program into the participants' documentary work took place in different ways. In the case of the first teacher, we did not observe integration of these resources with others aimed at teaching combinatorics, having opted for full use of the information contained on an educational website. The second participant used the digital material, integrating it into the textbook, but without adjusting or criticisms regarding the way in which combinatorics is approached in this material. The third, when preparing his classes, established clippings in the teacher's notebook to adapt it to the way he conceives the teaching of combinatorics, a way that is based, above all, on the use of multiplicative and additive principles as main strategies in resolving situations of score. Due to these observations, we consider it important to strengthen the relationship between researchers and teachers, with a view to the collaborative creation of schemes for the use of resources, whether curricular or of another nature, based on what studies on the constitution and development of combinatorial reasoning say |
Palavras-chave: | Combinatória Recursos curriculares Currículo do Estado de São Paulo Combinatorics Curricular Resources Curriculum of the State of São Paulo Teoria dos campos conceituais Abordagem documental do didático Conceptual field theory Documentational approach to didactics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Citação: | Campos, Carlos Eduardo de. Professores, recursos curriculares e o ensino de combinatória no contexto das reformas curriculares e do ensino médio: o caso da rede estadual paulista de ensino. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41428 |
Data do documento: | 10-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
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