REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40406
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: De que modo o design digital pode auxiliar no incentivo do consumo literário
Autor(es): Fialho, Ana Luiza da Silva
Silva, Jeniffer Emilly
Ponchirolli, Pietra Moura
Primeiro Orientador: Mittermayer, Thiago
Segundo Orientador: Silva, Diogo Cortiz da
Resumo: Este trabalho possui como finalidade investigar os motivos pelos quais o hábito de leitura tem sofrido perdas significativas em meio a juventude e como a tecnologia em parceria com o design pode se tornar um importante aliado para a reversão desse quadro. Por meio do disparo de questionários online e entrevistas qualitativas, esse trabalho busca analisar as possíveis causas dessas perdas e as oportunidades que surgem junto as mídias digitais com o fenômeno dos influenciadores literários. Por fim, desenvolvendo um protótipo de alta fidelidade cujo objetivo principal é aproximar jovens leitores e influenciadores literários em uma plataforma destinada a assuntos literários. Tornou-se evidente que um aplicativo completo, com uma interface intuitiva e agradável, não apenas atrai os leitores, mas também os une, transformando a leitura de um ato solitário em uma experiência mais prazerosa e social
Abstract: This study has as purpose explore the reasons why the reading habit has suffered significant losses among youth and how the technology in partnership with design can become an important ally in reversing this situation. Through online questionnaires, qualitative interviews, this study seeks to analyze the possible causes of these losses and the opportunities that arise along with social media and the phenomenon of literary influencers. Finally, developing a high-fidelity prototype whose main objective is approach young readers and literary influencers in a platform dedicated to literary subjects. It has become evident that a complete application, with an intuitive and pleasant interface, not only attracts readers, but also brings them together, transforming reading from a solitary act into a more pleasurable and social experience
Palavras-chave: Leitores
Influenciadores literários
Hábito de leitura
Incentivo
Consumo literário
Design atrativo
Redes sociais
Aplicativos de leitura
Readers, literary influencers
Reading habit
Encouragement
literary consumption
Attractive design
Social media
Reading applications
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Design
Citação: Fialho, Ana Luiza Da Silva; Silva, Jeniffer Emilly; Ponchirolli, Pietra Moura. De que modo o design digital pode auxiliar no incentivo do consumo literário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40406
Data do documento: 28-Nov-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MUN_Ana Luiza da Silva F.pdf3,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.