REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Cláudia Rampazzo Bragança-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403177821236639pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria da Graça Moreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868517261081624pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T15:22:45Z-
dc.date.available2023-12-01T15:22:45Z-
dc.date.issued2023-10-18-
dc.identifier.citationFerreira, Cláudia Rampazzo Bragança. O Ensino Superior durante a pandemia: infraestrutura educacional, práticas pedagógicas e o engajamento dos estudantes. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40077-
dc.description.resumoA presente pesquisa se insere na Linha de Pesquisa: Novas Tecnologias em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Objetiva identificar as condições institucionais da educação superior que favorecem a inovação pedagógica ao adotar o ensino remoto a fim de identificar (analisar) se/quais foram as condições favoráveis para o engajamento dos estudantes. De abordagem qualitativa, do tipo exploratória, a investigação realizou uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) nas produções científicas em língua portuguesa, produzidas durante a pandemia, tendo como fonte de busca as bases de dados públicas Portal de Periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As categorias analisadas são: 1) gestão educacional, 2) práticas pedagógicas, 3) currículo e 4) afetividade. Aborda ainda a pesquisa Online Learning and Fun (OLAF), fruto da parceria entre a PUC-SP e a Open University (OU) do Reino Unido, que investiga o que os alunos entendem sobre aprendizagem e diversão. A análise dos dados revelou que as Instituições de Ensino Superior (IES) priorizaram a equidade educacional em detrimento de outras questões ao ofertar materiais e subsídios para o acesso e permanência nas aulas do Ensino remoto Emergencial (ERE). O currículo foi readequado e buscou atender as necessidades de ensino e de aprendizagem no contexto inserido. As novas formas de aprender e ensinar tensionaram as práticas pedagógicas e suscitaram novos olhares metodológicos que puderam favorecer a interação, e a afetividade entre alunos, colegas e professores mediada pelas tecnologias, além de proporcionar a construção de conhecimento pelos estudantes, a motivação e o engajamento acadêmico dos alunospt_BR
dc.description.abstractThis research is part of the Research Line: New Technologies in Education of the Postgraduate Program in Education: Curriculum at the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). It aims to identify the institutional conditions in higher education that favor pedagogical innovation when adopting remote teaching in order to identify (analyze) if/what were the favorable conditions for student engagement. With a qualitative, exploratory approach, the research carried out a Systematic Literature Review (SLR) of scientific productions in Portuguese produced during the pandemic, using the public databases Portal de Periódicos da CAPES and Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) as the search source. The categories analyzed are: 1) educational management, 2) pedagogical practices, 3) curriculum and 4) affectivity. It also looks at the Online Learning and Fun (OLAF) research, the result of a partnership between PUC-SP and the Open University (OU) in the UK, which investigates what students understand about learning and fun. Data analysis revealed that Higher Education Institutions (HEIs) prioritized educational equity over other issues when offering materials and subsidies for access and permanence in Emergency Remote Education (ERE) classes. The curriculum was readjusted and sought to meet the teaching and learning needs of the context. The new ways of learning and teaching have put a strain on pedagogical practices and prompted new methodological approaches that have favored interaction and affection between students, classmates and teachers mediated by technologies, as well as providing the construction of knowledge by students, motivation and their academic engagementen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectEngajamento estudantilpt_BR
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectCurriculumen_US
dc.subjectHigher Educationen_US
dc.subjectPedagogical innovationen_US
dc.subjectStudent engagementen_US
dc.subjectCOVID-19 pandemicen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleO Ensino Superior durante a pandemia: infraestrutura educacional, práticas pedagógicas e o engajamento dos estudantespt_BR
dc.title.alternativeHigher Education during the pandemic: educational infrastructure, pedagogical practices and student engagementen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Rampazzo Bragança Ferreira.pdf3,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.