REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, José Ronaldo Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2915161052907895pt_BR
dc.contributor.advisor1Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3477699398066713pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T14:39:55Z-
dc.date.available2023-10-18T14:39:55Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationAraújo, José Ronaldo Alves. Contributos de recursos digitais para análise gráfica de dados na disciplina estatística de uma formação inicial de professores. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39696-
dc.description.resumoEsta pesquisa se concentra na discussão sobre recursos digitais na educação estatística, especificamente o Gapminder, o GeoGebra e o SPSS, e seus possíveis benefícios na construção e análise gráfica de dados. O estudo foi realizado durante o estágio de doutorado do pesquisador na Linz School of Education da Johannes Kepler Universität, Áustria, de outubro de 2021 a janeiro de 2022, durante a participação nas aulas da disciplina de Estatística ministrada pelo professor Dr. Zsolt Lavicza aos alunos de geografia, educação física e outros cursos de formação inicial de professores. Durante a disciplina, foram propostas atividades nas quais os futuros professores utilizaram recursos digitais para analisar dados de problemas reais diversos. Pesquisas preliminares indicaram a escassez de estudos sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de Estatística. Como referenciais teóricos, foram adotados o conceito de visualização de dados, que permite explorar e comunicar informações relevantes sobre grandes volumes de dados por meio de representações gráficas, e o conceito de transnumeração, que se refere à formação e alteração de representações de dados para um melhor entendimento. As três atividades propostas, baseadas no ciclo investigativo PPDAC (problema, plano, dados, análises e conclusões), foram realizadas com cada um dos recursos digitais, permitindo que os futuros professores delimitassem problemas relevantes, realizassem busca, limpeza e organização dos dados relacionados aos problemas escolhidos. A análise dos relatórios produzidos por cinco duplas de futuros professores possibilitou a seleção dos materiais para esta pesquisa. O corpus de análise consiste nos resultados dos relatórios de dois dos grupos, analisados à luz dos referenciais teóricos da transnumeração e da visualização de dados. Na primeira atividade, utilizando o Gapminder, a organização e a análise gráfica dos dados foram realizadas para contribuir na compreensão das variáveis exploradas. Na segunda atividade, com o GeoGebra, os participantes importaram, organizaram e construíram representações de dados, além de realizar análises relacionadas. Na terceira atividade, com a utilização do SPSS, os participantes executaram análises de correlação entre pelo menos três pares de variáveis e interpretaram os resultados, seguindo as fases do ciclo investigativo. Os resultados obtidos demonstram os benefícios de cada um dos recursos digitais e indicam que sua utilização pode complementar significativamente a aprendizagem de conceitos estatísticospt_BR
dc.description.abstractThis research focuses on the discussion about digital resources in Statistical Education about the possible contributions of Gapminder, GeoGebra and SPSS in the constructions and graphical analysis of data. The study was carried out during the author's doctoral internship, from October 2021 to January 2022, at the Linz School of Education of Johannes Kepler Universität, Austria, during the researcher's participation in the statistics classes organized by Professor Dr. Zsolt Lavicza to students of Geography, Physical Education, among other courses, for the initial training of teachers. Throughout the course, activities were proposed in which future teachers used digital technological resources to analyze data of various real problems. Results of preliminary research conducted indicate the scarcity of studies for the use of digital technologies in the teaching of statistics. It is part of the theoretical references the proposition about Data Visualization because it allows to explore and effectively communicate relevant information about large volumes of data through graphical representations. In addition, the concept of transnumeration was also adopted and refers to the idea of forming and changing data representations of a system to reach a better understanding of them. The three proposed activities, built with reference to the PPDAC investigative cycle (problem, plan, data, analyses and conclusions), with each of the digital resources, allowed the future teachers to delimit problems relevant to them, perform searches, cleaning and organization of the data related to the chosen problems. The study of the reports produced by five pairs of future teachers, identified which productions would constitute as analysis material for this study and, thus, the corpus of analysis of this research presents the results of the reports of two of the groups that, in the light of the theoretical references of transnumeration and data visualization, were analyzed. In the first activity with Gapminder the organization and graphical analysis of data was a process carried out to contribute to the understanding of the variables explored. The second activity had as objectives that the participants could import, organize, build data representations mediated by GeoGebra and their respective analyses. In the third activity, with the integration of the SPSS, the participants performed correlation analyses of at least three pairs of variables and interpreted the results, seeking to meet the phases of the investigative cycle. In the results obtained, the contributions of each of the digital technological resources can be verified and indicate that their integration can significantly complement the learning of statistical objecten_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGapminderpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectSPSSpt_BR
dc.subjectTransnumeraçãopt_BR
dc.subjectVisualização de dadospt_BR
dc.subjectAnálise gráfica de dados estatísticospt_BR
dc.subjectGapminderen_US
dc.subjectGeoGebraen_US
dc.subjectSPSSen_US
dc.subjectTransnumerationen_US
dc.subjectData visualizationen_US
dc.subjectGraphical analysis of statistical dataen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleContributos de recursos digitais para análise gráfica de dados na disciplina estatística de uma formação inicial de professorespt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Ronaldo Alves Araújo.pdf4,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.