REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fábio Anderson de Assumpção-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8947841350212853pt_BR
dc.contributor.advisor1Masetto, Marcos Tarciso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857037856114032pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T14:39:52Z-
dc.date.available2023-10-18T14:39:52Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationSilva, Fábio Anderson de Assumpção. A formação continuada de professores em parceria com os gestores: relações andragógicas. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39687-
dc.description.resumoSempre que se fala em formação continuada de professores, comumente a gestão escolar e os professores direcionam suas perspectivas para a formação pedagógica; o uso de novas tecnologias de informação e de comunicação e a retomada de conteúdos disciplinares, deixando de lado as interações, as integrações, as socializações, as trocas de experiências e tantas outras ações que são essenciais para a aprendizagem entre adultos. Sendo assim, este trabalho visa apresentar os conceitos de formação de professores e de gestão escolar, defendidas por Masetto (2018), Libâneo (2012), Imbernóm (2010), Feuerstein (1990) e Luck (2010), entre outros, e integrá-las com a Andragogia, que segundo Knowles (2009), é uma ciência que estuda a educação de adultos. Para realizar este trabalho de pesquisa se opta pela pesquisa qualitativa, iniciando com uma pesquisa-formação, passando pela pesquisa bibliográfica e terminando com a análise documental das pautas formativas das reuniões de formações continuadas de professores, em uma unidade escolar do município de São Paulo. Realizada a pesquisa, constatou-se que a Andragogia favorece a parceria entre gestores e professores na construção de um trabalho participativo, colaborativo e significativo de formação continuada de professorespt_BR
dc.description.abstractWhenever there is talk of continuing teacher education, school management and teachers commonly direct their perspectives to pedagogical training; the use of new information and communication technologies and the resumption of disciplinary content, leaving aside interactions, integrations, socializations, exchanges of experiences and so many other actions that are essential for learning among adults. Thus, this work aims to present the concepts of teacher training and school management, defended by Masetto (2018), Libâneo (2012), Imbernóm (2010), Feuerstein (1990) and Luck (2010), among others, and integrate them with Andragogy, which according to Knowles (2009), is a science that studies adult education. To carry out, this research work qualitative research is chosen, starting with research-training, passing through bibliographic research and ending with the documental analysis of the training guidelines of the meetings of continuing teacher training in a school unit in the city of São Paulo. After the research, it was found that Andragogy favors the partnership between managers and teachers in the construction of a participatory, collaborative and significant work of continuing teacher educationen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectParceirapt_BR
dc.subjectRelações andragógicaspt_BR
dc.subjectTeachersen_US
dc.subjectSchool managementen_US
dc.subjectPartneren_US
dc.subjectAndragogical relationshipsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleA formação continuada de professores em parceria com os gestores: relações andragógicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fábio Anderson de Assumpção Silva.pdf2,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.