Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39002
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Educação e política: raízes da superficialidade |
Título(s) alternativo(s): | Education and politics: roots of superficiality |
Autor(es): | Passoli, Ricardo |
Primeiro Orientador: | Silva, Sonia Aparecida Ignacio |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa teórico-biliográfica, de cunho filosófico-educacional e exploratório, que discute a possibilidade de identificar as origens da ausência de uma educação de melhor qualidade, a que tantos se dizem interessados. Partindo do questionamento dos parâmetros formadores vigentes, dos princípios e do embasamento da nacionalidade Brasileira, e das perspectivas sociais e políticas projetadas ao longo da História, buscou-se contextualizar a possibilidade de aprendizado à essência e realidade ensinadas no sentido mais amplo que o paradigma estabelecido permitiu e permite através de bibliografia especializada (Fausto, Lustosa, Carvalho, Zotti, Karnal, Henning, Prado, Federici, dentre outros). Esta contextualização deu-se inicialmente pelo entendimento de que a associação entre a elite local e européia no episódio da emancipação política trouxe o alicerce do propalado “complexo tupiniquim” aos Brasileiros em geral. Num segundo momento observou-se o aprofundamento dessas associações com sua extensão às classes dominantes estadunidenses que acabaram por se sobrepor às demais na fase posterior à instalação da república no Brasil. No momento final da exploração filosófica observaram-se as repercussões da essência política construída no âmbito do desenvolvimento da chamada cultura de massa no que tange a proeminência dos valores mais arraigados; positivismo e pragmatismo foram absorvidos por uma reinterpretação democrática e republicana. O apoio teórico forneceu elementos suficientes para a manutenção da hipótese implícita no título da monografia, pois a superficialidade alcançada pela realidade social reflete diretamente o investimento feito em nossas raízes políticas, culturais e educacionais ao longo da nossa existência e da edificação nacional. As diretrizes nascidas na conjuntura mercantilista segundo as quais se legitimaram preceitos etnocêntricos terminaram por estabelecer uma dialética entre metrópoles e colônias que por aqui ainda produz os seus frutos nos mais diversos ambientes institucionais |
Abstract: | This is a search theoretical-biographical,of nature philosophic-educational and exploratory, that discussing the possibility of identifying the origins of the lack of a better quality education, which many say they are concerned. From thequestioning of actual trainers parameters, the principles and foundations of Brazilian nationality, and social perspectives andpolicies designed throughout history, sought to contextualize the possibility of learning the essence and reality taught in the broadest sense that the established paradigm allowed and permit through specialized biography (Fausto, Lustosa, Carvalho, Zotti, Karnal, Henning, Prado, Federici, among others). This contextualization has given initially by the understanding that the association between the local and European elite of political emancipation in the episode brought the foundation of the spreaded "complex tupiniquim" to the Brazilians. In a second moment was observed the deepening these association with its extension to the ruling classes that Americans will eventually overlap the other at the later stage of the installation of the republic in Brazil.In the final moment of philosophical exploration was observed the repercussions of the political essence built within the development of called mass culture regarding the prominence of deeply held values, pragmatism and positivism were absorved by a democratic and republican reinterpretation.The theoretical support provided sufficient evidence to maintenance the assumption implicit in the title of the monograph, because the superficiality achieved by social reality directly reflects the investment made inour political roots, cultural and education throughout our existence and nation building. Guidelines born at the juncture mercantilist which are legitimized ethnocentric precepts ended by establishing a dialectic between metropolis and colonies around here still bears fruit in various institutional ambients |
Palavras-chave: | Educação Política História Reflexão filosófica Etnocentrismo Alienação Dialética Education Politics History Philosophical reflection Ethnocentrism Alienation Dialectics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Magistério do Ensino Superior |
Citação: | Passoli, Ricardo. Educação e política: raízes da superficialidade. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39002 |
Data do documento: | 16-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Passoli.pdf Restricted Access | 206,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.