REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPassoli, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Silva, Sonia Aparecida Ignacio-
dc.date.accessioned2023-09-12T14:13:48Z-
dc.date.available2023-09-12T14:13:48Z-
dc.date.issued2010-12-16-
dc.identifier.citationPassoli, Ricardo. Educação e política: raízes da superficialidade. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39002-
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa teórico-biliográfica, de cunho filosófico-educacional e exploratório, que discute a possibilidade de identificar as origens da ausência de uma educação de melhor qualidade, a que tantos se dizem interessados. Partindo do questionamento dos parâmetros formadores vigentes, dos princípios e do embasamento da nacionalidade Brasileira, e das perspectivas sociais e políticas projetadas ao longo da História, buscou-se contextualizar a possibilidade de aprendizado à essência e realidade ensinadas no sentido mais amplo que o paradigma estabelecido permitiu e permite através de bibliografia especializada (Fausto, Lustosa, Carvalho, Zotti, Karnal, Henning, Prado, Federici, dentre outros). Esta contextualização deu-se inicialmente pelo entendimento de que a associação entre a elite local e européia no episódio da emancipação política trouxe o alicerce do propalado “complexo tupiniquim” aos Brasileiros em geral. Num segundo momento observou-se o aprofundamento dessas associações com sua extensão às classes dominantes estadunidenses que acabaram por se sobrepor às demais na fase posterior à instalação da república no Brasil. No momento final da exploração filosófica observaram-se as repercussões da essência política construída no âmbito do desenvolvimento da chamada cultura de massa no que tange a proeminência dos valores mais arraigados; positivismo e pragmatismo foram absorvidos por uma reinterpretação democrática e republicana. O apoio teórico forneceu elementos suficientes para a manutenção da hipótese implícita no título da monografia, pois a superficialidade alcançada pela realidade social reflete diretamente o investimento feito em nossas raízes políticas, culturais e educacionais ao longo da nossa existência e da edificação nacional. As diretrizes nascidas na conjuntura mercantilista segundo as quais se legitimaram preceitos etnocêntricos terminaram por estabelecer uma dialética entre metrópoles e colônias que por aqui ainda produz os seus frutos nos mais diversos ambientes institucionaispt_BR
dc.description.abstractThis is a search theoretical-biographical,of nature philosophic-educational and exploratory, that discussing the possibility of identifying the origins of the lack of a better quality education, which many say they are concerned. From thequestioning of actual trainers parameters, the principles and foundations of Brazilian nationality, and social perspectives andpolicies designed throughout history, sought to contextualize the possibility of learning the essence and reality taught in the broadest sense that the established paradigm allowed and permit through specialized biography (Fausto, Lustosa, Carvalho, Zotti, Karnal, Henning, Prado, Federici, among others). This contextualization has given initially by the understanding that the association between the local and European elite of political emancipation in the episode brought the foundation of the spreaded "complex tupiniquim" to the Brazilians. In a second moment was observed the deepening these association with its extension to the ruling classes that Americans will eventually overlap the other at the later stage of the installation of the republic in Brazil.In the final moment of philosophical exploration was observed the repercussions of the political essence built within the development of called mass culture regarding the prominence of deeply held values, pragmatism and positivism were absorved by a democratic and republican reinterpretation.The theoretical support provided sufficient evidence to maintenance the assumption implicit in the title of the monograph, because the superficiality achieved by social reality directly reflects the investment made inour political roots, cultural and education throughout our existence and nation building. Guidelines born at the juncture mercantilist which are legitimized ethnocentric precepts ended by establishing a dialectic between metropolis and colonies around here still bears fruit in various institutional ambientsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Magistério do Ensino Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectReflexão filosóficapt_BR
dc.subjectEtnocentrismopt_BR
dc.subjectAlienaçãopt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectPoliticsen_US
dc.subjectHistoryen_US
dc.subjectPhilosophical reflectionen_US
dc.subjectEthnocentrismen_US
dc.subjectAlienationen_US
dc.subjectDialecticsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEducação e política: raízes da superficialidadept_BR
dc.title.alternativeEducation and politics: roots of superficialityen_US
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Passoli.pdf
  Restricted Access
206,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.