Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37720| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | Freud e a educação: primeiras aproximações |
| Autor(es): | Delfino, Luana Noronha |
| Primeiro Orientador: | Loureiro, Ines Rosa Bianca |
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo realizar uma primeira aproximação ao estudo das contribuições da Psicanálise à Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter introdutório. O primeiro capítulo percorre os escritos de Cristina Kupfer (1992; 2003), autora que há anos se dedica a esta temática, verificando algumas das possíveis articulações entre Psicanálise e Educação. Em seguida, iremos explorar dois aspectos da teoria freudiana que nos pareceram relevantes para compreender a realidade de sala de aula: o conceito de transferência (abordado no capítulo 2) e as formações grupais, destacadas em “Psicologia das massas e análise do ego” (1921). O estudo do conceito de transferência e das reflexões de Freud sobre a constituição dos grupos (características do grupo, das lideranças, o processo de identificação e do Ideal do eu) pode ser a porta de entrada para a compreensão acerca da complexidade encontrada, especificamente pelos professores, nas escolas públicas Brasileiras. Contudo, Freud não nos apresenta receitas prontas para aplicação da psicanálise sobre realidades ou fenômenos; como Kupfer ressalta, a teoria psicanalítica pode ser utilizada como uma filosofia de vida, um caminho de reflexão sobre todas as práticas, sejam elas escolares ou institucionais |
| Palavras-chave: | Relação professor-aluno Transferência Grupo Ideal do eu Identificação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Teoria Psicanalítica |
| Citação: | Delfino, Luana Noronha. Freud e a educação: primeiras aproximações. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37720 |
| Data do documento: | 6-Jul-2015 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LUANA NORONHA DELFINO.pdf Restricted Access | 336,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
