Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Delfino, Luana Noronha | - |
dc.contributor.advisor1 | Loureiro, Ines Rosa Bianca | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T14:37:22Z | - |
dc.date.available | 2023-08-23T14:37:22Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-06 | - |
dc.identifier.citation | Delfino, Luana Noronha. Freud e a educação: primeiras aproximações. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37720 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo realizar uma primeira aproximação ao estudo das contribuições da Psicanálise à Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter introdutório. O primeiro capítulo percorre os escritos de Cristina Kupfer (1992; 2003), autora que há anos se dedica a esta temática, verificando algumas das possíveis articulações entre Psicanálise e Educação. Em seguida, iremos explorar dois aspectos da teoria freudiana que nos pareceram relevantes para compreender a realidade de sala de aula: o conceito de transferência (abordado no capítulo 2) e as formações grupais, destacadas em “Psicologia das massas e análise do ego” (1921). O estudo do conceito de transferência e das reflexões de Freud sobre a constituição dos grupos (características do grupo, das lideranças, o processo de identificação e do Ideal do eu) pode ser a porta de entrada para a compreensão acerca da complexidade encontrada, especificamente pelos professores, nas escolas públicas Brasileiras. Contudo, Freud não nos apresenta receitas prontas para aplicação da psicanálise sobre realidades ou fenômenos; como Kupfer ressalta, a teoria psicanalítica pode ser utilizada como uma filosofia de vida, um caminho de reflexão sobre todas as práticas, sejam elas escolares ou institucionais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Teoria Psicanalítica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Transferência | pt_BR |
dc.subject | Grupo | pt_BR |
dc.subject | Ideal do eu | pt_BR |
dc.subject | Identificação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Freud e a educação: primeiras aproximações | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUANA NORONHA DELFINO.pdf Restricted Access | 336,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.