REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDelfino, Luana Noronha-
dc.contributor.advisor1Loureiro, Ines Rosa Bianca-
dc.date.accessioned2023-08-23T14:37:22Z-
dc.date.available2023-08-23T14:37:22Z-
dc.date.issued2015-07-06-
dc.identifier.citationDelfino, Luana Noronha. Freud e a educação: primeiras aproximações. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37720-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo realizar uma primeira aproximação ao estudo das contribuições da Psicanálise à Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter introdutório. O primeiro capítulo percorre os escritos de Cristina Kupfer (1992; 2003), autora que há anos se dedica a esta temática, verificando algumas das possíveis articulações entre Psicanálise e Educação. Em seguida, iremos explorar dois aspectos da teoria freudiana que nos pareceram relevantes para compreender a realidade de sala de aula: o conceito de transferência (abordado no capítulo 2) e as formações grupais, destacadas em “Psicologia das massas e análise do ego” (1921). O estudo do conceito de transferência e das reflexões de Freud sobre a constituição dos grupos (características do grupo, das lideranças, o processo de identificação e do Ideal do eu) pode ser a porta de entrada para a compreensão acerca da complexidade encontrada, especificamente pelos professores, nas escolas públicas Brasileiras. Contudo, Freud não nos apresenta receitas prontas para aplicação da psicanálise sobre realidades ou fenômenos; como Kupfer ressalta, a teoria psicanalítica pode ser utilizada como uma filosofia de vida, um caminho de reflexão sobre todas as práticas, sejam elas escolares ou institucionaispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Teoria Psicanalíticapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectTransferênciapt_BR
dc.subjectGrupopt_BR
dc.subjectIdeal do eupt_BR
dc.subjectIdentificaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleFreud e a educação: primeiras aproximaçõespt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA NORONHA DELFINO.pdf
  Restricted Access
336,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.