Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferraz, Geovanina Rosa de Sá Maniçoba | - |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Geruza Zelnys de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:29:50Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T19:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-08 | - |
dc.identifier.citation | Ferraz, Geovanina Rosa de Sá Maniçoba. O perfil da voz: comentários sobre o narrador em “Lucíola” de José de Alencar. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34282 | - |
dc.description.resumo | Em “Lucíola”, Alencar apresenta o relato não apenas como uma estória, mas como um discurso – uma fala atribuída a uma personagem. Através de um série de artifícios narrativos, o autor evidencia a voz que narra, convoca o leitor a refletir sobre a estrutura do texto e problematiza a verdade ficcional. Como esses artifícios narrativos se apresentam no romance e quais as suas implicações para a leitura do livro e para a compreensão do projeto literário do autor? Quais as marcas dos conflitos e valores do personagem/narrador deixadas na fala? Como essa abordagem dialoga com as outras leituras da obra, centradas na figura de Lúcia, desde os contemporâneos do autor aos tempos atuais? Como a adaptação de um tema importado e a crítica de costumes se encaixam no projeto nacionalista do autor? Para fundamentar essas questões e abrir caminho para as respostas, este trabalho se apresenta como um corpo a corpo constante com a obra e com a crítica. Tenta situar o livro na história da literatura Brasileira, para apreciar o valor do uso destes recursos da forma; e também situar os ensaios dentro da história da crítica, para flagrar o percurso do pensamento. No capítulo 1, analisamos a obra nos contextos da literatura da época e do projeto literário do autor. No capítulo 2, tentamos entender a personagem em sua máscara de pessoa, como representação da mulher e da cortesã, cotejando as interpretações clássicas da obra com um percurso pessoal de leitura. No capítulo 3, analisamos como a cena de confissão, o narrador parcial, o foco narrativo múltiplo, a metalinguagem, as metáforas, o jogo com os nomes das personagens e outros elementos da enunciação ocorrem no texto. O caráter fundacional dos romances de Alencar faz com que a atualização da sua compreensão revigore a identidade da própria literatura nacional | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Literatura | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alencar | pt_BR |
dc.subject | Lucíola | pt_BR |
dc.subject | Narrador | pt_BR |
dc.subject | Foco narrativo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA | pt_BR |
dc.title | O perfil da voz: comentários sobre o narrador em “Lucíola” de José de Alencar | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GEOVANINA ROSA DE SÁ MANIÇOBA FERRAZ.pdf | 774,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.