REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorFerraz, Geovanina Rosa de Sá Maniçoba-
dc.contributor.advisor1Almeida, Geruza Zelnys de-
dc.date.accessioned2023-07-05T19:29:50Z-
dc.date.available2023-07-05T19:29:50Z-
dc.date.issued2014-05-08-
dc.identifier.citationFerraz, Geovanina Rosa de Sá Maniçoba. O perfil da voz: comentários sobre o narrador em “Lucíola” de José de Alencar. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34282-
dc.description.resumoEm “Lucíola”, Alencar apresenta o relato não apenas como uma estória, mas como um discurso – uma fala atribuída a uma personagem. Através de um série de artifícios narrativos, o autor evidencia a voz que narra, convoca o leitor a refletir sobre a estrutura do texto e problematiza a verdade ficcional. Como esses artifícios narrativos se apresentam no romance e quais as suas implicações para a leitura do livro e para a compreensão do projeto literário do autor? Quais as marcas dos conflitos e valores do personagem/narrador deixadas na fala? Como essa abordagem dialoga com as outras leituras da obra, centradas na figura de Lúcia, desde os contemporâneos do autor aos tempos atuais? Como a adaptação de um tema importado e a crítica de costumes se encaixam no projeto nacionalista do autor? Para fundamentar essas questões e abrir caminho para as respostas, este trabalho se apresenta como um corpo a corpo constante com a obra e com a crítica. Tenta situar o livro na história da literatura Brasileira, para apreciar o valor do uso destes recursos da forma; e também situar os ensaios dentro da história da crítica, para flagrar o percurso do pensamento. No capítulo 1, analisamos a obra nos contextos da literatura da época e do projeto literário do autor. No capítulo 2, tentamos entender a personagem em sua máscara de pessoa, como representação da mulher e da cortesã, cotejando as interpretações clássicas da obra com um percurso pessoal de leitura. No capítulo 3, analisamos como a cena de confissão, o narrador parcial, o foco narrativo múltiplo, a metalinguagem, as metáforas, o jogo com os nomes das personagens e outros elementos da enunciação ocorrem no texto. O caráter fundacional dos romances de Alencar faz com que a atualização da sua compreensão revigore a identidade da própria literatura nacionalpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Literaturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlencarpt_BR
dc.subjectLucíolapt_BR
dc.subjectNarradorpt_BR
dc.subjectFoco narrativopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.titleO perfil da voz: comentários sobre o narrador em “Lucíola” de José de Alencarpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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