REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSadi, Amanda
dc.contributor.advisor1Jungk, Isabel Victoria Galleguillos
dc.date.accessioned2023-07-05T19:17:35Z-
dc.date.available2023-07-05T19:17:35Z-
dc.date.issued2018-06-29
dc.identifier.citationSadi, Amanda. Todo mundo quer ser youtuber: uma análise do fenômeno Youtube sob a perspectiva do narcisismo. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33227-
dc.description.resumoDiversos autores e estudiosos discutem os efeitos das redes sociais na cultura atual. O universo da “selfies”, a construção de um eu-virtual, e a forma como a sociedade se transformou com o advento da internet, já é um tema amplamente discutido. Todavia, o YouTube, como plataforma de vídeo, carrega outros códigos e surge como uma nova ferramenta de mídia que influenciou uma geração inteira com a sua escala e fácil possibilidade de fama. Sob essa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de se aprofundar no universo e cultura do YouTube: os YouTubers, a profissão, a linguagem, e a audiência, estudados através dos conceitos de narcisismo proposto por Freud, de Sociedade do Espetáculo por Debord, além do conceito de Estádio do Espelho de Lacan. A cultura de hoje tem um papel fundamental na formação do eu. A cultura, enquanto legitimadora de um eu-ideal constrói simbolicamente esse personagem e propaga essa percepção de que todos podem e devem ser influenciadores e formadores de opinião. Esse ideal de eu é construído a partir do contexto cultural com o qual o sujeito vive, e esse contexto permite o entendimento de que possuir e exaltar as próprias características narcísicas, é a receita do sucesso e a conduta esperada nos dias de hoje, sendo essa a base do comportamento dos Youtubers. Assim, através da decodificação dos códigos da plataforma, tais como: ambiente, ângulo da câmera, criadores de conteúdo, linguagem e temas de vídeos, esta pesquisa trará, para a realidade atual, a forma como a Sociedade do Espetáculo se manifesta. Bem como investigar os efeitos que o YouTube gera nos jovenspt_BR
dc.description.abstractSeveral authors and scholars discuss the effects of social media in today's culture. The “selfies” universe, the construction of a virtual self, and the way society has transformed itself with the advent of the internet, is already a subject widely discussed. However, YouTube as a video platform, carries other codes and emerges as a new media tool that has influenced an entire generation with its scale and easy fame. From this perspective, this work has the objective to deep dive in the universe and culture of YouTube: the YouTubers, the profession, the language, and the audience, studied through the concepts of narcissism proposed by Freud, of Debord’s Society of the Spectacle, besides the concept of the Mirror Stage by Lacan. Today's culture plays a key role in the formation of the self. Culture, as a legitimator of an ideal-self, symbolically constructs this character and propagates this perception that all can and should be influencers and opinion makers. This ideal of self is built from the cultural context in which the subject lives, and this context allows the understanding that possessing and exalting one's own narcissistic characteristics is the recipe for success and the behavior expected today, this being the basis of Youtubers behavior. Thus, by decoding the platform codes, such as: environment, camera angle, creators, language and themes of videos, this research will bring to the present the way the Society of the Show manifests itself today. This research will also provide an investigation of the effects that YouTube generates on young peopleen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Culturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectNarcisismopt_BR
dc.subjectSociedade do espetáculopt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectFamapt_BR
dc.subjectCultura jovempt_BR
dc.subjectYouTubeen_US
dc.subjectNarcissismen_US
dc.subjectSociety of Spectacleen_US
dc.subjectVideoen_US
dc.subjectFameen_US
dc.subjectYouth cultureen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleTodo mundo quer ser youtuber: uma análise do fenômeno Youtube sob a perspectiva do narcisismopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA SAD.pdf414,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.