REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33198
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Buscando saídas: a alfabetização cartográfica no 6º ano do Ensino Fundamental II
Autor(es): Silva, Alixandre Batista da
Primeiro Orientador: Kuvasney, Eliane
Resumo: Este estudo tem como foco um projeto de alfabetização cartográfica numa situação de exceção: iniciar o processo no ensino fundamental II. No ensino fundamental percebe-se um descaso no que se refere à cartografia, tanto como simples ferramenta para a compreensão do espaço quanto como material didático, tornando o aluno, quando muito, um mero coadjuvante na produção do mapa. O projeto de alfabetização cartográfica foi proposto para sanar as dificuldades observadas em alunos do início do fundamental II e para auxiliar os professores durante as aulas. Observou-se que é possível sua aplicação sem atrapalhar o ensino dos conteúdos desse ano letivo. Foi usado o conceito lugar para desencadear o processo de alfabetização, ao produzir os diversos mapas. Para iniciar a discussão sobre o projeto foi necessário retomar a história da cartografia e como as pessoas a vem utilizando no seu cotidiano até os tempos atuais.
Abstract: This study focuses on a cartographic literacy project in an exceptional situation: starting the process in elementary education II. In elementary school there is a disregard for cartography, both as a simple tool for the understanding of space and as a didactic material, making the student, at best, a mere aid in the production of the map. The cartographic literacy project was proposed to remedy the difficulties observed in students from the beginning of fundamental II and to assist the teachers during the lessons. It was observed that it is possible to apply it without disturbing the teaching of the contents of this school year. The place concept was used to trigger the literacy process by producing the various maps. To start the discussion about the project it was necessary to return to the history of cartography and how people have been using it in their daily lives up to the present times.
Palavras-chave: Cartografia escolar
Lugar
Alfabetização cartográfica
Formação de professores
Cartography
Place
Cartographic literacy
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Ensino de Geografia
Citação: Silva, Alixandre Batista da. Buscando saídas: a alfabetização cartográfica no 6º ano do Ensino Fundamental II . 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Ensino de Geografia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33198
Data do documento: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alixandre Batista da Silva.pdf3,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.