REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alixandre Batista da
dc.contributor.advisor1Kuvasney, Eliane
dc.date.accessioned2023-07-05T19:17:25Z-
dc.date.available2023-07-05T19:17:25Z-
dc.date.issued2016-12-01
dc.identifier.citationSilva, Alixandre Batista da. Buscando saídas: a alfabetização cartográfica no 6º ano do Ensino Fundamental II . 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Ensino de Geografia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33198-
dc.description.resumoEste estudo tem como foco um projeto de alfabetização cartográfica numa situação de exceção: iniciar o processo no ensino fundamental II. No ensino fundamental percebe-se um descaso no que se refere à cartografia, tanto como simples ferramenta para a compreensão do espaço quanto como material didático, tornando o aluno, quando muito, um mero coadjuvante na produção do mapa. O projeto de alfabetização cartográfica foi proposto para sanar as dificuldades observadas em alunos do início do fundamental II e para auxiliar os professores durante as aulas. Observou-se que é possível sua aplicação sem atrapalhar o ensino dos conteúdos desse ano letivo. Foi usado o conceito lugar para desencadear o processo de alfabetização, ao produzir os diversos mapas. Para iniciar a discussão sobre o projeto foi necessário retomar a história da cartografia e como as pessoas a vem utilizando no seu cotidiano até os tempos atuais.pt_BR
dc.description.abstractThis study focuses on a cartographic literacy project in an exceptional situation: starting the process in elementary education II. In elementary school there is a disregard for cartography, both as a simple tool for the understanding of space and as a didactic material, making the student, at best, a mere aid in the production of the map. The cartographic literacy project was proposed to remedy the difficulties observed in students from the beginning of fundamental II and to assist the teachers during the lessons. It was observed that it is possible to apply it without disturbing the teaching of the contents of this school year. The place concept was used to trigger the literacy process by producing the various maps. To start the discussion about the project it was necessary to return to the history of cartography and how people have been using it in their daily lives up to the present times.en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Geografiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectAlfabetização cartográficapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCartographyen_US
dc.subjectPlaceen_US
dc.subjectCartographic literacyen_US
dc.subjectTeacher trainingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleBuscando saídas: a alfabetização cartográfica no 6º ano do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alixandre Batista da Silva.pdf3,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.