REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Margarete Hiromi Kishi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1057358480772630pt_BR
dc.contributor.advisor1Ponce, Branca Jurema-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1902799132408964pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-28T13:49:00Z-
dc.date.available2023-04-28T13:49:00Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationDiniz, Margarete Hiromi Kishi. Experiência musical (en)cadeia canto, dança e poesia: encontro com mulheres no contexto prisional. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32219-
dc.description.resumoNesta tese, buscou-se compreender as possibilidades humanizadoras da Educação Musical no contexto prisional feminino por meio de práticas musicais feitas com vivências corporais e experiências sensoriais. O objetivo geral foi identificar possíveis potencialidades da Educação Musical vivenciada pelas mulheres na Cadeia Pública Feminina de Cáceres, Mato Grosso. Para isso, os seguintes objetivos específicos foram delineados: realizar uma experiência de Educação Musical com as mulheres em situação de privação de liberdade; analisar as percepções das Mulheres da Pesquisa após vivenciarem as experiências musicais, por meio da produção de dados provenientes das informações levantadas dos Questionários, dos Diários de Campo, dos registros nos “Cadernos de Guardados”, do quadro do Termômetro de Estado de Ânimo e das Entrevistas não estruturadas; analisar os resultados da pesquisa empírica, no intuito de refletir sobre as potencialidades da Educação Musical no contexto prisional analisado. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como abordagem metodológica a pesquisa-ação que contou com as contribuições de Thiollent (1986), Barbier (2002a, 2002b) e Tripp (2005). Foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). O aporte teórico contemplou três pilares: 1) Prisões, com o conceito de disciplinarização do corpo dócil (FOUCAULT, 2013); de “instituições totais” e de estigma (GOFFMAN, 1974); e da sociologia da punição (WACQUANT, 2003, 2011); 2) Justiça Curricular e as suas três dimensões: Conhecimento, Cuidado e Convivência Democrática, pautadas em Ponce (2016, 2018); e 3) Educação Musical como função social, apoiada nos pensamentos de Souza (2003, 2004, 2008, 2014), A.-M. Green (1987) e L. Green (1996). As práticas musicais vivenciadas foram inspiradas na abordagem da metodologia ativa em Educação Musical e na Interdisciplinaridade de Fazenda (1995, 2003, 2011). Os resultados apontam que as mulheres, ao participarem das experiências musicais, puderam resgatar a sua alegria expressando o que sentem e pensam com o seu corpo e a sua voz, redescobrindo-se como seres mais potentes, aumentando a sua autoestima e autoconfiança, fortalecendo as suas relações sociais e afetivo-emocionais. Evidenciou-se um processo de humanização como fruto da experiência musical vivida no contexto do sistema prisionalpt_BR
dc.description.abstractIn this thesis, it was sought to understand the humanizing possibilities of Music Education in the female prison context through musical practices made with bodily experiences and sensory experiences. The main objective was to identify possible potentialities of Music Education experienced by women in the Female Public Prison of Cáceres, Mato Grosso, Brazil. For that, the following specific objectives were outlined: to carry out a Music Education experience with women in situation of deprivation of liberty; to analyze the perceptions of the Women of the Research after their musical experiences, through the production of data from the information collected from the Questionnaires, the Field Diaries, the records in the “Cadernos de Guardados” [Keeper Notebooks], the chart of the State of Mind Thermometer and the unstructured interviews; to analyze the results of the empirical research, in order to reflect on the potential of Music Education in the analyzed prison context. The research, of a qualitative nature, had as a methodological approach the action research that had the contributions of Thiollent (1986), Barbier (2002a, 2002b) and Tripp (2005). The content analysis proposed by Bardin (2016) was used. The theoretical contribution included three pillars: 1) Prisons, with the concept of disciplining the docile body (FOUCAULT, 2013); of “total institutions” and stigma (GOFFMAN, 1974); and the sociology of punishment (WACQUANT, 2003, 2011); 2) Curricular Justice and its three dimensions: Knowledge, Care and Democratic Coexistence, based on Ponce (2016, 2018); and 3) Music Education as a social function, based on the thoughts of Souza (2003, 2004, 2008, 2014), A.-M. Green (1987) and L. Green (1996). The musical practices experienced were inspired by the active methodology approach in Music Education and the Interdisciplinarity of Fazenda (1995, 2003, 2011). The results point out that the women, when participating in the musical experiences, were able to rescue their joy by expressing what they feel and think with their body and their voice, rediscovering themselves as more powerful beings, increasing their self-esteem and self-confidence, strengthening their social and affective-emotional relationships. A process of humanization was evidenced as a result of the musical experience lived in the context of the prison systemen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMulheres na prisãopt_BR
dc.subjectJustiça curricularpt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectMusic educationen_US
dc.subjectWomen in prisonen_US
dc.subjectCurricular justiceen_US
dc.subjectHumanizationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleExperiência musical (en)cadeia canto, dança e poesia: encontro com mulheres no contexto prisionalpt_BR
dc.title.alternativeMusic experience (en)tangling singing, dancing and poetry: an encounter with women in the prison contexten_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Margarete Hiromi Kishi Diniz.pdf5,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.