Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31053| Tipo: | Monografia de Especialização | 
| Título: | Vendo através do espelho - contribuições da psicopedagogia no entendimento da aquisição da leitura e escrita | 
| Autor(es): | Fuchs, Mônica Cristina Lourenço | 
| Primeiro Orientador: | Fernandes, Anete Maria Busin | 
| Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo possibilitar um diálogo entre o ser cognoscente e o ser desejante, refletindo sobre como este sujeito constrói o processo da aquisição da escrita e da leitura. Inicialmente apresenta um histórico sobre o caminho percorrido pela educação e suas modificações conceituais a partir da pesquisa realizada por Emília Ferreiro em relação à como uma criança aprende a ler e a escrever. Tomando a concepção de Ferreiro discute o papel ocupado pela escola e pelo professor frente à aprendizagem desconstruindo alguns parâmetros até então tidos como norte para a educação. Amplia o olhar do professor frente às dificuldades de aprendizagem das crianças indicando processos pessoais e subjetivos presentes na maneira como a criança aprende e incorpora, ou não, o conhecimento. Discute o papel do psicopedagogo em uma abordagem clínica como uma possibilidade de observação da dificuldade da aprendizagem como manifestação de um sintoma, possibilitando no “setting” a abertura de espaços para a objetividade e a subjetividade da autoria e autonomia do pensamento do sujeito. Apoiada em referenciais teóricos de estudiosos como Sara Paín, Alicia Fernández e outros colaboradores, reflete sobre os problemas de aprendizagem apresentados em um caso clínico. Elege a teoria Winnicottiana para compreender o processo de amadurecimento pessoal e a conquista da autoria a partir de sua relação de dependência absoluta entre mãe e bebê, apontando as dificuldades de aprendizagem decorrentes de “falhas” ocorridas durante este processo | 
| Palavras-chave: | Ser cognoscente Objetividade Subjetividade Construção do conhecimento Autoria | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | 
| Sigla da Instituição: | PUC-SP | 
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação | 
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Psicopedagogia | 
| Citação: | Fuchs, Mônica Cristina Lourenço. Vendo através do espelho - contribuições da psicopedagogia no entendimento da aquisição da leitura e escrita. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31053 | 
| Data do documento: | 17-Set-2010 | 
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MÔNICA CRISTINA LOURENÇO FUCHS.pdf | 290,95 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

