REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31053
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Vendo através do espelho - contribuições da psicopedagogia no entendimento da aquisição da leitura e escrita
Autor(es): Fuchs, Mônica Cristina Lourenço
Primeiro Orientador: Fernandes, Anete Maria Busin
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo possibilitar um diálogo entre o ser cognoscente e o ser desejante, refletindo sobre como este sujeito constrói o processo da aquisição da escrita e da leitura. Inicialmente apresenta um histórico sobre o caminho percorrido pela educação e suas modificações conceituais a partir da pesquisa realizada por Emília Ferreiro em relação à como uma criança aprende a ler e a escrever. Tomando a concepção de Ferreiro discute o papel ocupado pela escola e pelo professor frente à aprendizagem desconstruindo alguns parâmetros até então tidos como norte para a educação. Amplia o olhar do professor frente às dificuldades de aprendizagem das crianças indicando processos pessoais e subjetivos presentes na maneira como a criança aprende e incorpora, ou não, o conhecimento. Discute o papel do psicopedagogo em uma abordagem clínica como uma possibilidade de observação da dificuldade da aprendizagem como manifestação de um sintoma, possibilitando no “setting” a abertura de espaços para a objetividade e a subjetividade da autoria e autonomia do pensamento do sujeito. Apoiada em referenciais teóricos de estudiosos como Sara Paín, Alicia Fernández e outros colaboradores, reflete sobre os problemas de aprendizagem apresentados em um caso clínico. Elege a teoria Winnicottiana para compreender o processo de amadurecimento pessoal e a conquista da autoria a partir de sua relação de dependência absoluta entre mãe e bebê, apontando as dificuldades de aprendizagem decorrentes de “falhas” ocorridas durante este processo
Palavras-chave: Ser cognoscente
Objetividade
Subjetividade
Construção do conhecimento
Autoria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Psicopedagogia
Citação: Fuchs, Mônica Cristina Lourenço. Vendo através do espelho - contribuições da psicopedagogia no entendimento da aquisição da leitura e escrita. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31053
Data do documento: 17-Set-2010
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÔNICA CRISTINA LOURENÇO FUCHS.pdf290,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.