Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31053
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fuchs, Mônica Cristina Lourenço | - |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Anete Maria Busin | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T22:37:55Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T22:37:55Z | - |
dc.date.issued | 2010-09-17 | - |
dc.identifier.citation | Fuchs, Mônica Cristina Lourenço. Vendo através do espelho - contribuições da psicopedagogia no entendimento da aquisição da leitura e escrita. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31053 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo possibilitar um diálogo entre o ser cognoscente e o ser desejante, refletindo sobre como este sujeito constrói o processo da aquisição da escrita e da leitura. Inicialmente apresenta um histórico sobre o caminho percorrido pela educação e suas modificações conceituais a partir da pesquisa realizada por Emília Ferreiro em relação à como uma criança aprende a ler e a escrever. Tomando a concepção de Ferreiro discute o papel ocupado pela escola e pelo professor frente à aprendizagem desconstruindo alguns parâmetros até então tidos como norte para a educação. Amplia o olhar do professor frente às dificuldades de aprendizagem das crianças indicando processos pessoais e subjetivos presentes na maneira como a criança aprende e incorpora, ou não, o conhecimento. Discute o papel do psicopedagogo em uma abordagem clínica como uma possibilidade de observação da dificuldade da aprendizagem como manifestação de um sintoma, possibilitando no “setting” a abertura de espaços para a objetividade e a subjetividade da autoria e autonomia do pensamento do sujeito. Apoiada em referenciais teóricos de estudiosos como Sara Paín, Alicia Fernández e outros colaboradores, reflete sobre os problemas de aprendizagem apresentados em um caso clínico. Elege a teoria Winnicottiana para compreender o processo de amadurecimento pessoal e a conquista da autoria a partir de sua relação de dependência absoluta entre mãe e bebê, apontando as dificuldades de aprendizagem decorrentes de “falhas” ocorridas durante este processo | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Psicopedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ser cognoscente | pt_BR |
dc.subject | Objetividade | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Vendo através do espelho - contribuições da psicopedagogia no entendimento da aquisição da leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÔNICA CRISTINA LOURENÇO FUCHS.pdf | 290,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.