REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFuchs, Mônica Cristina Lourenço-
dc.contributor.advisor1Fernandes, Anete Maria Busin-
dc.date.accessioned2023-02-28T22:37:55Z-
dc.date.available2023-02-28T22:37:55Z-
dc.date.issued2010-09-17-
dc.identifier.citationFuchs, Mônica Cristina Lourenço. Vendo através do espelho - contribuições da psicopedagogia no entendimento da aquisição da leitura e escrita. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31053-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo possibilitar um diálogo entre o ser cognoscente e o ser desejante, refletindo sobre como este sujeito constrói o processo da aquisição da escrita e da leitura. Inicialmente apresenta um histórico sobre o caminho percorrido pela educação e suas modificações conceituais a partir da pesquisa realizada por Emília Ferreiro em relação à como uma criança aprende a ler e a escrever. Tomando a concepção de Ferreiro discute o papel ocupado pela escola e pelo professor frente à aprendizagem desconstruindo alguns parâmetros até então tidos como norte para a educação. Amplia o olhar do professor frente às dificuldades de aprendizagem das crianças indicando processos pessoais e subjetivos presentes na maneira como a criança aprende e incorpora, ou não, o conhecimento. Discute o papel do psicopedagogo em uma abordagem clínica como uma possibilidade de observação da dificuldade da aprendizagem como manifestação de um sintoma, possibilitando no “setting” a abertura de espaços para a objetividade e a subjetividade da autoria e autonomia do pensamento do sujeito. Apoiada em referenciais teóricos de estudiosos como Sara Paín, Alicia Fernández e outros colaboradores, reflete sobre os problemas de aprendizagem apresentados em um caso clínico. Elege a teoria Winnicottiana para compreender o processo de amadurecimento pessoal e a conquista da autoria a partir de sua relação de dependência absoluta entre mãe e bebê, apontando as dificuldades de aprendizagem decorrentes de “falhas” ocorridas durante este processopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Psicopedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSer cognoscentept_BR
dc.subjectObjetividadept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleVendo através do espelho - contribuições da psicopedagogia no entendimento da aquisição da leitura e escritapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÔNICA CRISTINA LOURENÇO FUCHS.pdf290,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.