REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado Filho, Ricardo Fauza
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760662993881837pt_BR
dc.contributor.advisor1Macedo, Zilton Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791250777431899pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T11:36:25Z-
dc.date.available2022-12-13T11:36:25Z-
dc.date.issued2011-12-01
dc.identifier.citationMachado Filho, Ricardo Fauza. Indústria aeronáutica brasileira: 1940 a 1994. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30392-
dc.description.resumoO Brasil a despeito de ser um país ainda em desenvolvimento abriga a terceira maior indústria aeronáutica do mundo, a EMBRAER, ficando atrás apenas da BOEING sediada nos Estados Unidos e da AIRBUS sediada na União Européia. O objetivo central do estudo é analisar fatores que permitiram ao Brasil desenvolver esta indústria de densa tecnologia e, tornar-se um país altamente competitivo neste mercado. Inicia-se com a análise do surgimento das primeiras indústrias aeronáuticas, e se estende até a privatização da EMBRAER, compreendendo também breve análise dos resultados e impactos na economia brasileira obtidos na transição para o controle público-privadopt_BR
dc.description.abstractBrazil despite being a developing country still holds the third largest aviation industry in the world, Embraer (Empresa Brasileira de Aeronautica SA), just behind BOEING, a United States company, and AIRBUS a consortium based in different European Union countries. The main objective of this study is to analyze the factors that enabled Brazil to develop this dense technology industry, and become a country highly competitive in this market. The study starts with analysis of the emergence of the first aircraft industries in the country, and extends until the privatization of Embraer, also a brief analysis of outcomes and impacts in the Brazilian economy achieved in the period of transition from the state control to a public-private control.en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectIndustria aeronáutica - Brasilpt_BR
dc.subjectEMBRAERpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleIndústria aeronáutica brasileira: 1940 a 1994pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDO FAUZA MACHADO FILHO - TCC.pdf
  Restricted Access
454,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.