REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29738
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O que ensinar de uma língua estrangeira para adolescentes do Ensino Médio em processo de reeducação social
Autor(es): Lima, Jacilda de
Primeiro Orientador: Nogueira, Andrea Patricia
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as formas, atividades e materiais que o professor deve utilizar em sala de aula para ministrar as aulas de inglês, com alunos que estão em processo de ressocialização, que se encontram dentro ou fora da instituição de ensino, no sistema Fundação Casa. A coleta de dados foi feita mediante aplicação de um questionário com alunos do 1º ano do Ensino Médio, com a faixa etária de 15 a 19 anos e teve como foco principal a análise da relação professor & aluno e a significância dos mesmos sobre a mútua influencia que exerce um pelo outro; o papel da figura do professor diante as maneiras, formas e materiais utilizados em suas aulas e, finalmente as percepções e imagens dos jovens sobre suas reais possibilidades para que haja a ressocialização diante ao universo que constitui seu passado e presente escolar. Foi enfocada a visão do aluno em questão dos materiais e aprendizado na língua inglesa dentro das suas necessidades. A base teórica metodológica está fundamentada nas pesquisas de Hutchinson e Waters (1987) Dudley-Evans e St John (1998), e em novas referências bibliográficas que auxiliaram a refletir as questões estudadas. Para finalizar, procurei identificar e compreender o que pode contribuir para solucionar o problema do fracasso escolar dos jovens em risco social e suas necessidades de aprendizagem na língua inglesa, com isso levar estes adolescentes a encontrarem espaço na sociedade.
Palavras-chave: Ensino aprendizagem
Menores em conflito com a lei
Ressocialização
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Citação: Lima, Jacilda de. O que ensinar de uma língua estrangeira para adolescentes do Ensino Médio em processo de reeducação social. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29738
Data do documento: 7-Mar-2013
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JACILDA DE LIMA.pdf670,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.