Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29738
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | O que ensinar de uma língua estrangeira para adolescentes do Ensino Médio em processo de reeducação social |
Autor(es): | Lima, Jacilda de |
Primeiro Orientador: | Nogueira, Andrea Patricia |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar as formas, atividades e materiais que o professor deve utilizar em sala de aula para ministrar as aulas de inglês, com alunos que estão em processo de ressocialização, que se encontram dentro ou fora da instituição de ensino, no sistema Fundação Casa. A coleta de dados foi feita mediante aplicação de um questionário com alunos do 1º ano do Ensino Médio, com a faixa etária de 15 a 19 anos e teve como foco principal a análise da relação professor & aluno e a significância dos mesmos sobre a mútua influencia que exerce um pelo outro; o papel da figura do professor diante as maneiras, formas e materiais utilizados em suas aulas e, finalmente as percepções e imagens dos jovens sobre suas reais possibilidades para que haja a ressocialização diante ao universo que constitui seu passado e presente escolar. Foi enfocada a visão do aluno em questão dos materiais e aprendizado na língua inglesa dentro das suas necessidades. A base teórica metodológica está fundamentada nas pesquisas de Hutchinson e Waters (1987) Dudley-Evans e St John (1998), e em novas referências bibliográficas que auxiliaram a refletir as questões estudadas. Para finalizar, procurei identificar e compreender o que pode contribuir para solucionar o problema do fracasso escolar dos jovens em risco social e suas necessidades de aprendizagem na língua inglesa, com isso levar estes adolescentes a encontrarem espaço na sociedade. |
Palavras-chave: | Ensino aprendizagem Menores em conflito com a lei Ressocialização |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
Citação: | Lima, Jacilda de. O que ensinar de uma língua estrangeira para adolescentes do Ensino Médio em processo de reeducação social. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29738 |
Data do documento: | 7-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JACILDA DE LIMA.pdf | 670,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.