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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29736
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Greco, Simone | |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Erson Martins de | |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T21:27:29Z | - |
dc.date.available | 2022-11-11T21:27:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-04 | |
dc.identifier.citation | Greco, Simone. Machado negro: contraponto e narrativa trágica em “O caso da vara". 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29736 | - |
dc.description.resumo | Machado de Assis, considerado o maior escritor da literatura brasileira, sempre foi acusado de não se posicionar em relação à escravidão. No entanto, críticos que o acusam de absenteísmo político demonstram desconhecimento a respeito de sua biografia: jornalista engajado, ele se manifestou por meio de incontáveis artigos contra o sistema escravocrata; alto funcionário público, foi responsável pela aplicação da Lei do Ventre Livre, contribuindo para a libertação de milhares de escravos. Por outro lado, uma nova vertente da crítica literária encontrou em suas obras uma “poética da dissimulação”, por meio da qual o escritor constrói uma crítica indireta ao sistema escravocrata, expondo a decadência da classe senhorial e utilizando-se, muitas vezes, da ironia. Nesta monografia, ao analisar o conto “O caso da vara”, mostramos como Machado de Assis se posiciona de modo evidente contra a escravidão, construindo uma narrativa que vai além da ironia. Para evidenciar como se operam as relações de poder no universo escravocrata e denunciar sua violência, o escritor recorre à inusitada técnica do contraponto, contrastando as posições patriarcalista e antipatriarcalista assumidas pelas personagens. O procedimento do contraponto se encerra quando os antagonismos são reprimidos e a posição patriarcalista se impõe. O resultado é uma narrativa trágica, que evidencia o ponto de vista de Machado de Assis a respeito do sistema social escravocrata do Brasil do século XIX, revela a originalidade do escritor ao utilizar uma técnica literária incomum à época e ainda nos permite concluir que a ironia não é o único modo de o escritor manifestar-se literariamente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Literatura | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escravidão | pt_BR |
dc.subject | Poética da dissimulação | pt_BR |
dc.subject | Ironia | pt_BR |
dc.subject | Contraponto | pt_BR |
dc.subject | Narrativa trágica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA | pt_BR |
dc.title | Machado negro: contraponto e narrativa trágica em “O caso da vara" | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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