REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorGreco, Simone
dc.contributor.advisor1Oliveira, Erson Martins de
dc.date.accessioned2022-11-11T21:27:29Z-
dc.date.available2022-11-11T21:27:29Z-
dc.date.issued2013-03-04
dc.identifier.citationGreco, Simone. Machado negro: contraponto e narrativa trágica em “O caso da vara". 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29736-
dc.description.resumoMachado de Assis, considerado o maior escritor da literatura brasileira, sempre foi acusado de não se posicionar em relação à escravidão. No entanto, críticos que o acusam de absenteísmo político demonstram desconhecimento a respeito de sua biografia: jornalista engajado, ele se manifestou por meio de incontáveis artigos contra o sistema escravocrata; alto funcionário público, foi responsável pela aplicação da Lei do Ventre Livre, contribuindo para a libertação de milhares de escravos. Por outro lado, uma nova vertente da crítica literária encontrou em suas obras uma “poética da dissimulação”, por meio da qual o escritor constrói uma crítica indireta ao sistema escravocrata, expondo a decadência da classe senhorial e utilizando-se, muitas vezes, da ironia. Nesta monografia, ao analisar o conto “O caso da vara”, mostramos como Machado de Assis se posiciona de modo evidente contra a escravidão, construindo uma narrativa que vai além da ironia. Para evidenciar como se operam as relações de poder no universo escravocrata e denunciar sua violência, o escritor recorre à inusitada técnica do contraponto, contrastando as posições patriarcalista e antipatriarcalista assumidas pelas personagens. O procedimento do contraponto se encerra quando os antagonismos são reprimidos e a posição patriarcalista se impõe. O resultado é uma narrativa trágica, que evidencia o ponto de vista de Machado de Assis a respeito do sistema social escravocrata do Brasil do século XIX, revela a originalidade do escritor ao utilizar uma técnica literária incomum à época e ainda nos permite concluir que a ironia não é o único modo de o escritor manifestar-se literariamentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Literaturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectPoética da dissimulaçãopt_BR
dc.subjectIroniapt_BR
dc.subjectContrapontopt_BR
dc.subjectNarrativa trágicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.titleMachado negro: contraponto e narrativa trágica em “O caso da vara"pt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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