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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28313
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Aizenas, Aline Barros Mordini | |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Paola Esposito de Moraes | |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T21:22:26Z | - |
dc.date.available | 2022-09-30T21:22:26Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Aizenas, Aline Barros Mordini. Uma comparação de estratégias de avaliação de habilidades sociais em indivíduos com toc: questionário (IHS-Del Prette) e observação direta em atividades estruturadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28313 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa discute algumas das variáveis envolvidas na origem e manutenção do transtorno obsessivo-compulsivo e as formas pelas quais o tratamento vem sendo realizado. Segundo a literatura o treinamento de habilidades sociais pareceu bastante promissor, visto que muitos dos indivíduos com diagnóstico de TOC possuem um repertório social bastante limitado, que por vezes acaba contribuindo na manutenção e agravamento do transtorno. Considerando que os modos de avaliação de repertório são condição fundamental tanto para o desenvolvimento de estratégias de intervenção, quanto por possibilitar a avaliação do sucesso de tais intervenções, o objetivo da pesquisa foi analisar e comparar os resultados obtidos com três indivíduos diagnosticados com TOC através de duas formas de avaliação de habilidades sociais, uma realizada por meio de um inventário padronizado (Inventário de habilidades sociais - IHS-Del Prette) e a outra por meio da observação direta de atividades estruturadas (desenvolvida pelo grupo de terapeutas dos participantes). A comparação entre os dados obtidos através dos dois métodos permitiu perceber divergências entre os resultados de cada avaliação e alguns aspectos que podem ter colaborado para isso. Destaca-se a utilidade das avaliações estruturadas, tanto por permitir a observação direta da interação social dos participantes, dando acesso aos repertórios e déficits de habilidades sociais, quanto por permitir a elaboração de uma gama enorme de atividades que promovem interações e permitem a avaliação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno obsessivo-compulsivo | pt_BR |
dc.subject | Avaliação comportamental | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Análise do comportamento | pt_BR |
dc.subject | Relato verbal | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Uma comparação de estratégias de avaliação de habilidades sociais em indivíduos com toc: questionário (IHS-Del Prette) e observação direta em atividades estruturadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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