REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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dc.creatorAizenas, Aline Barros Mordini
dc.contributor.advisor1Almeida, Paola Esposito de Moraes
dc.date.accessioned2022-09-30T21:22:26Z-
dc.date.available2022-09-30T21:22:26Z-
dc.date.issued2014-12-01-
dc.identifier.citationAizenas, Aline Barros Mordini. Uma comparação de estratégias de avaliação de habilidades sociais em indivíduos com toc: questionário (IHS-Del Prette) e observação direta em atividades estruturadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28313-
dc.description.resumoA pesquisa discute algumas das variáveis envolvidas na origem e manutenção do transtorno obsessivo-compulsivo e as formas pelas quais o tratamento vem sendo realizado. Segundo a literatura o treinamento de habilidades sociais pareceu bastante promissor, visto que muitos dos indivíduos com diagnóstico de TOC possuem um repertório social bastante limitado, que por vezes acaba contribuindo na manutenção e agravamento do transtorno. Considerando que os modos de avaliação de repertório são condição fundamental tanto para o desenvolvimento de estratégias de intervenção, quanto por possibilitar a avaliação do sucesso de tais intervenções, o objetivo da pesquisa foi analisar e comparar os resultados obtidos com três indivíduos diagnosticados com TOC através de duas formas de avaliação de habilidades sociais, uma realizada por meio de um inventário padronizado (Inventário de habilidades sociais - IHS-Del Prette) e a outra por meio da observação direta de atividades estruturadas (desenvolvida pelo grupo de terapeutas dos participantes). A comparação entre os dados obtidos através dos dois métodos permitiu perceber divergências entre os resultados de cada avaliação e alguns aspectos que podem ter colaborado para isso. Destaca-se a utilidade das avaliações estruturadas, tanto por permitir a observação direta da interação social dos participantes, dando acesso aos repertórios e déficits de habilidades sociais, quanto por permitir a elaboração de uma gama enorme de atividades que promovem interações e permitem a avaliação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno obsessivo-compulsivopt_BR
dc.subjectAvaliação comportamentalpt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectRelato verbalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleUma comparação de estratégias de avaliação de habilidades sociais em indivíduos com toc: questionário (IHS-Del Prette) e observação direta em atividades estruturadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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