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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28201
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Tozato, Gabriel Sanjuliano | |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Leandro Feitosa | |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T12:38:24Z | - |
dc.date.available | 2022-09-30T12:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-31 | - |
dc.identifier.citation | Tozato, Gabriel Sanjuliano. Psicologia e políticas públicas voltadas a juventude: interfaces possíveis no enfrentamento às desigualdades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28201 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho apresentou-se por meio de um olhar crítico, pautado na construção do pensamento da psicologia sócio-histórica e de perspectivas que auxiliassem na compreensão da dimensão subjetiva das questões sociais e da construção desse processo. Pretendeu-se discutir o papel da psicologia na criação e implementação de políticas públicas voltadas a juventude que efetivem a garantia e promoção dos direitos, buscando a superação das desigualdades sociais presentes na juventude. Para tal, problematizou-se: a importância do enfoque e caracterização da juventude brasileira como ilustração do fenômeno a ser estudado; a conceituação e a justificativa da importância da formulação de políticas públicas e da presença da psicologia nessa estruturação. A análise de produções se deu no campo da psicologia social, buscando identificar a presença do protagonismo da psicologia e a concomitância dos temas juventude, políticas públicas e desigualdades sociais. Concluiu-se que a psicologia deve: atuar por um compromisso social no campo das políticas públicas para o enfrentamento das desigualdades, se responsabilizando e se posicionando pois, dessa forma, coloca seus saberes e contribuições em consonância com os princípios de universalidade e equidade das políticas públicas; fortalecer o desenvolvimento da prática em rede, construindo atuações profissionais as quais visam abranger questões do indivíduo em sua integralidade; compreender a importância da correlação entre a ação cotidiana e os princípios e diretrizes dos documentos; estabelecer novas relações da psicologia no que diz respeito ao seu lugar de atuação com os jovens por meio da criação de novos mecanismos e estratégias que possibilitem a participação ativa desses no planejamento, execução e análise dos programas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Juventude - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Juventude - Aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Psicologia e políticas públicas voltadas a juventude: interfaces possíveis no enfrentamento às desigualdades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gabriel Sanjuliano Tozato - TCC.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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