REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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dc.creatorShavitt, Ilana
dc.contributor.advisor1Zanotto, Maria de Lourdes Bara
dc.date.accessioned2022-09-30T12:38:12Z-
dc.date.available2022-09-30T12:38:12Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.citationShavitt, Ilana. Relações entre as práticas parentais e a ansiedade infantil: um estudo de caso sob a ótica da análise do comportamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28159-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como temas o desenvolvimento infantil, as práticas parentais utilizadas pelos pais na educação dos seus filhos e a ocorrência de comportamentos ansiosos na infância, tendo como fundamento os conceitos e princípios da Análise do Comportamento. O objetivo do trabalho foi analisar a influência que o estilo parental pode exercer sobre a ansiedade infantil. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Os participantes foram uma criança de oito anos, do sexo masculino, com queixa de medos (para dormir, para ir ao banheiro sozinho e medos de personagens da televisão) e sua mãe. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram observações, entrevistas, atividades gráficas e aplicação de escalas, distribuídos em nove encontros, sendo seis entre a pesquisadora e a criança, dois entre a pesquisadora e a mãe e um entre a pesquisadora e a diretora da escola onde a criança estuda. Os instrumentos utilizados nos encontros de observação e entrevista foram um roteiro de entrevista semi-dirigida, e desenhos feitos pela criança. As escalas utilizadas foram o Inventário de Estilos Parentais (IEP) e o Auto Relato para Transtornos Relacionados a Ansiedade na Infância (SCARED), ambos aplicados tanto na criança quanto na mãe. O estilo parental da mãe foi identificado como negativo. Este dado, complementado com os dados das entrevistas, permitiu analisar a possível relação entre o estilo parental materno e o desenvolvimento da ansiedade na criança. Os resultados indicaram também que o padrão dos comportamentos da criança considerados ansiosos aproxima-se do padrão chamado de Ansiedade de Separação. Apesquisa possibilitou sugerir encaminhamentos para essa família com o objetivo de diminuir o sofrimento de seus membros. Desenvolver uma relação afetiva mais reforçadora e consistente entre mãe e filho, promover o diálogo e a funcionalidade nessas relações são ações que poderão proporcionar mais segurança à criança no ambiente familiar e, consequentemente, diminuir a probabilidade de ocorrência de suas respostas de medo e ansiedadept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstilos parentaispt_BR
dc.subjectPráticas parentaispt_BR
dc.subjectAnsiedade infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleRelações entre as práticas parentais e a ansiedade infantil: um estudo de caso sob a ótica da análise do comportamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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