Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28038| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | A fonoaudiologia e a formação em coaching | 
| Autor(es): | Rusig, Junia | 
| Primeiro Orientador: | Palladino, Ruth Ramalho Ruivo | 
| Resumo: | Introdução: recentemente, práticas denominadas coaching, vêm sofrendo considerável incremento, constituindo espaço de trabalho e pesquisa para os fonoaudiólogos. Objetivo: identificar e descrever os conteúdos referentes à comunicação na formação e práticas em coaching referentes à fonoaudiologia. Método: estudo exploratório descritivo, dividido em três etapas: levantamento das publicações sobre coaching para identificação do “estado da arte”; levantamento das instituições que oferecem a formação em Coaching no estado de São Paulo; e pesquisa de campo desenvolvida por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas com pessoas que atuam na área de Coaching com a formação original em Fonoaudiologia e também em outras áreas, visando identificar os conteúdos e objetivos gerais de sua prática. Resultados e discussão: o levantamento bibliográfico permitiu uma visão apenas parcial do “estado da arte”, concentrando-se em algumas dissertações e teses e poucos artigos científicos; foram encontradas vinte e quatro empresas que oferecem a certificação em Coaching em São Paulo, e, os conteúdos programáticos foram parcialmente levantados, uma vez que não estão devidamente disponibilizados; o questionário aplicado com doze profissionais esclareceu principalmente dois pontos: os fonoaudiólogos que exercem profissionalmente o coaching se especializaram anteriormente na área da voz; os profissionais de outras áreas que atuam como coaching alegam não terem tido formação específica no campo da expressividade; não há a presença do fonoaudiólogo nos cursos de formação em coaching. Conclusão: estudos na área do coaching se justificam, na medida em que ainda há grande diversidade em termos de formação e atuação | 
| Palavras-chave: | Coaching Fonoaudiologia Comunicação | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | 
| Sigla da Instituição: | PUC-SP | 
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | 
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Fonoaudiologia | 
| Citação: | Rusig, Junia. A fonoaudiologia e a formação em coaching. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28038 | 
| Data do documento: | 23-Nov-2018 | 
| Aparece nas coleções: | Graduação em Fonoaudiologia | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JUNIA RUSIG - TCC.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

