Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28038
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rusig, Junia | |
dc.contributor.advisor1 | Palladino, Ruth Ramalho Ruivo | |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T23:49:01Z | - |
dc.date.available | 2022-09-29T23:49:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.citation | Rusig, Junia. A fonoaudiologia e a formação em coaching. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28038 | - |
dc.description.resumo | Introdução: recentemente, práticas denominadas coaching, vêm sofrendo considerável incremento, constituindo espaço de trabalho e pesquisa para os fonoaudiólogos. Objetivo: identificar e descrever os conteúdos referentes à comunicação na formação e práticas em coaching referentes à fonoaudiologia. Método: estudo exploratório descritivo, dividido em três etapas: levantamento das publicações sobre coaching para identificação do “estado da arte”; levantamento das instituições que oferecem a formação em Coaching no estado de São Paulo; e pesquisa de campo desenvolvida por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas com pessoas que atuam na área de Coaching com a formação original em Fonoaudiologia e também em outras áreas, visando identificar os conteúdos e objetivos gerais de sua prática. Resultados e discussão: o levantamento bibliográfico permitiu uma visão apenas parcial do “estado da arte”, concentrando-se em algumas dissertações e teses e poucos artigos científicos; foram encontradas vinte e quatro empresas que oferecem a certificação em Coaching em São Paulo, e, os conteúdos programáticos foram parcialmente levantados, uma vez que não estão devidamente disponibilizados; o questionário aplicado com doze profissionais esclareceu principalmente dois pontos: os fonoaudiólogos que exercem profissionalmente o coaching se especializaram anteriormente na área da voz; os profissionais de outras áreas que atuam como coaching alegam não terem tido formação específica no campo da expressividade; não há a presença do fonoaudiólogo nos cursos de formação em coaching. Conclusão: estudos na área do coaching se justificam, na medida em que ainda há grande diversidade em termos de formação e atuação | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coaching | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A fonoaudiologia e a formação em coaching | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JUNIA RUSIG - TCC.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.