Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27186
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Alfabetização: intervenções didático-pedagógicas fundamentais à prática do professor |
Autor(es): | Spina, Priscila Andrade |
Primeiro Orientador: | Mendes, Mônica Fátima Valenzi |
Resumo: | O presente trabalho teve como principal objetivo propor intervenções fundamentais na prática do professor alfabetizador a partir da perspectiva da Psicogênese da Língua Escrita proposta por Emília Ferreiro (1999), bem como da Consciência Fonológica proposta por Artur Gomes de Morais (2012). Para tal, a princípio, apresenta brevemente um panorama dos principais métodos de alfabetização utilizados no Brasil durante o século XX, assim como expõe sucintamente a biografia e teoria de Emilia Ferreiro, principais preceitos de sua pesquisa e o caminho percorrido pela criança para aquisição da língua escrita e leitura. Em contrapartida há a exposição de equívocos e controvérsias que se formaram ao redor da teoria da Psicogênese da Língua Escrita propostos por Soares (2017), Morais (2012) e Braslavsky (1993). Diante disso é abordada a relação entre alfabetização e letramento, evidencia-se a importância da formação contínua do professor alfabetizador e partindo das teorias apresentadas e tomando-as por base, proporcionam-se atividades e intervenções que poderão garantir boas situações de aprendizagem no processo de alfabetização. Por fim, aborda-se suscintamente, a avaliação, partindo da necessidade e os bons usos que se pode fazer dela |
Abstract: | The present work had as main objective to propose fundamental interventions in the exercise of a literacy teacher starting from the perspective of the Psicogênese da Língua Escrita suggest by Emilia Ferreiro (1999), such as the Phonological Awareness suggested by Magda Soares (2017) and Artur Gomes de Morais (2012). For such, initially, presents briefly a panorama of the main methods of literacy used in Brazil during the XX century, as exposes subtly the biography and theory of Emilia Ferreiro, main precepts of her research and the path the child traveled for the acquisition of the writing language and the reading. One the other hand, there is the exhibition of misunderstandings and controversy that have been built around the theory of the Psicogenêse da Língua Escrita proposed by Soares (2017), Morais (2012) and Braslavsky (1993). In view of the above, the relation between literacy and alphabetization is approached, the importance of the ongoing graduation of a literacy professor becomes evident and, lastly, starting from the theories presented and taking those as base, activities and interventions capable of ensuring good situations of learning in the process of literacy are provided. Lastly, finessely approached, the evaluation, starting from the need and the good use to be made of it |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Emilia Ferreiro Consciência Fonológica Formação do Professor Alfabetizador Intervenções Pedagógicas Alphabetization Literacy Emilia Ferreiro Phonological Awareness Graduation of the Literacy Professor Pedagogical Input |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Formação Docente: Ensino Superior |
Citação: | Spina, Priscila Andrade. Alfabetização: intervenções didático-pedagógicas fundamentais à prática do professor. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27186 |
Data do documento: | 26-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRISCILA ANDRADE SPINA.pdf | 807,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.