REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSpina, Priscila Andrade-
dc.contributor.advisor1Mendes, Mônica Fátima Valenzi-
dc.date.accessioned2022-08-23T23:44:05Z-
dc.date.available2022-08-23T23:44:05Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.identifier.citationSpina, Priscila Andrade. Alfabetização: intervenções didático-pedagógicas fundamentais à prática do professor. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27186-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como principal objetivo propor intervenções fundamentais na prática do professor alfabetizador a partir da perspectiva da Psicogênese da Língua Escrita proposta por Emília Ferreiro (1999), bem como da Consciência Fonológica proposta por Artur Gomes de Morais (2012). Para tal, a princípio, apresenta brevemente um panorama dos principais métodos de alfabetização utilizados no Brasil durante o século XX, assim como expõe sucintamente a biografia e teoria de Emilia Ferreiro, principais preceitos de sua pesquisa e o caminho percorrido pela criança para aquisição da língua escrita e leitura. Em contrapartida há a exposição de equívocos e controvérsias que se formaram ao redor da teoria da Psicogênese da Língua Escrita propostos por Soares (2017), Morais (2012) e Braslavsky (1993). Diante disso é abordada a relação entre alfabetização e letramento, evidencia-se a importância da formação contínua do professor alfabetizador e partindo das teorias apresentadas e tomando-as por base, proporcionam-se atividades e intervenções que poderão garantir boas situações de aprendizagem no processo de alfabetização. Por fim, aborda-se suscintamente, a avaliação, partindo da necessidade e os bons usos que se pode fazer delapt_BR
dc.description.abstractThe present work had as main objective to propose fundamental interventions in the exercise of a literacy teacher starting from the perspective of the Psicogênese da Língua Escrita suggest by Emilia Ferreiro (1999), such as the Phonological Awareness suggested by Magda Soares (2017) and Artur Gomes de Morais (2012). For such, initially, presents briefly a panorama of the main methods of literacy used in Brazil during the XX century, as exposes subtly the biography and theory of Emilia Ferreiro, main precepts of her research and the path the child traveled for the acquisition of the writing language and the reading. One the other hand, there is the exhibition of misunderstandings and controversy that have been built around the theory of the Psicogenêse da Língua Escrita proposed by Soares (2017), Morais (2012) and Braslavsky (1993). In view of the above, the relation between literacy and alphabetization is approached, the importance of the ongoing graduation of a literacy professor becomes evident and, lastly, starting from the theories presented and taking those as base, activities and interventions capable of ensuring good situations of learning in the process of literacy are provided. Lastly, finessely approached, the evaluation, starting from the need and the good use to be made of iten_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Formação Docente: Ensino Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEmilia Ferreiropt_BR
dc.subjectConsciência Fonológicapt_BR
dc.subjectFormação do Professor Alfabetizadorpt_BR
dc.subjectIntervençõespt_BR
dc.subjectPedagógicaspt_BR
dc.subjectAlphabetizationen_US
dc.subjectLiteracyen_US
dc.subjectEmilia Ferreiroen_US
dc.subjectPhonologicalen_US
dc.subjectAwarenessen_US
dc.subjectGraduation of the Literacy Professoren_US
dc.subjectPedagogical Inputen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAlfabetização: intervenções didático-pedagógicas fundamentais à prática do professorpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA ANDRADE SPINA.pdf807,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.