REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27134
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O discurso publicitário em anúncios de alimentos
Autor(es): Pagotto, Sabrina Zilli
Primeiro Orientador: Nardocci, Izilda Maria
Resumo: Esta pesquisa se volta para o estudo do gênero de discurso anúncio publicitário. Os anúncios selecionados são do segmento de alimentos ultraprocessados. O problema que se coloca é: como o discurso do anúncio publicitário de alimentos ultraprocessados se organiza e como funciona? Tal pesquisa se justifica, uma vez que o Ministério da Saúde apresenta um guia alimentar em que os ultraprocessados são considerados alimentos com um perfil nutricional menos saudável e de alto valor energético que, se consumido em excesso, pode causar doenças crônicas. O objetivo geral é examinar como os anúncios publicitários de alimentos industrializados se organizam e que discursos veiculam, no intuito de persuadir o consumidor. Os objetivos específicos estabelecidos são: a) verificar as condições a que o discurso do anúncio publicitário de alimentos industrializados está submetido; b) identificar o seu funcionamento por meio do interdiscurso, da cenografia e do ethos discursivo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se caracteriza pela obtenção de dados descritivos no contato direto e interativo do pesquisador com o objeto de estudo: o pesquisador procura entender os fenômenos e, com base neles, apresenta sua interpretação. O discurso veiculado pelos anúncios publicitários de alimentos ultraprocessados leva a pensar que se trata de alimentos muito mais saudáveis do que realmente são. Nos anúncios analisados, os ultraprocessados aparecem associados a alimentos promovidos pelo Guia alimentar para a população brasileira.
Palavras-chave: Discurso publicitário
Anúncios de alimentos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Língua Portuguesa
Citação: Pagotto, Sabrina Zilli. O discurso publicitário em anúncios de alimentos. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27134
Data do documento: 2-Abr-2018
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINA ZILLI PAGOTTO.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.